Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

05 fevereiro, 2015

Volta às aulas - FILHOS

Tudo parece igual. Mais um ano letivo começa e você volta pra sua escola. Lá, encontra as mesmas pessoas de sempre: os mesmos professores, os mesmos funcionários, os mesmos meninos bonitinhos (e galinhas), as mesmas meninas metidas, etc, etc, etc. É assim que anda imaginando seu primeiro dia de aula? Pois pode pegar esses pensamentos e jogar tudo no lixo.
Procure pensar de maneira diferente, afinal, ano novo, vida nova, certo? Pense que agora você está mais velha e, por isso mesmo, mais experiente e preparada para novos desafios. Pense que aquele menino galinha também pode ter mudado e que um carinha novo pode entrar na escola. E aquela menina chatinha? Quem sabe acontece alguma coisa e, do nada, vocês se tornam amigas? Deixe a mesmice de lado. Mude o visual, esteja aberto para novas amizades e, claro, com pique total para encarar mais um ano de estudos sem recuperação e notas vermelhas. 

Velhos e novos amigos
Na volta às aulas, tente ficar perto de quem lhe fez bem no ano passado.
Procure não cometer os mesmos erros com as pessoas que gosta e, ao mesmo tempo, invente novas atividades e não se afaste de outros grupinhos, achando que só o seu vale a pena. Panelinhas são as coisas mais chatas que existem. O mais legal de tudo é se dar bem com todas as tribos e também se aproximar dos alunos mais velhos ou mais novos. É superdescolado ser amigo dos alunos que estão a sua frente, mas também é bacana trocar idéia com os mais novinhos.
Pessoas novas sempre acrescentam coisas legais nas nossas vidas. Por isso mesmo, é bom dar chances para que uma galera nova se aproxime da gente. E alunos novos na escola sempre ficam um pouco deslocados. 
Se você estiver “estreando” em um colégio, procure ficar perto dos alunos que têm mais a ver com o seu estilo. Agora, se você já domina os quatro cantos da sua escola e reparou que tem uma pessoa diferente no pedaço, tente se aproximar dela e convidá-la para participar do seu grupo no trabalho de História ou, então, para ficar com a sua turma na hora do intervalo. Quem sabe não rola uma amizade bacana?

Espaços comuns
As aulas na quadra da escola sempre podem render novas amizades. Se você curte esporte, então vai ser um excelente momento pra isso. Marque, também, encontros na quadra depois das aulas para treinar seu esporte preferido. É batata: amigos sempre têm alguma coisa em comum, quem sabe, no seu caso, o vôlei, o basquete ou o handebol não é uma delas?
Aulas de física, biologia e química também podem ser um bom momento para se enturmar com gente nova. No laboratório, as pessoas costumam se sentar em lugares diferentes, daí, sempre rola uma brecha pra fazer trabalhos com uma turma diferente. Só não vale ficar batendo papo e dar espaço pra levar bronca do professor.

Grupos de estudo
Além de ajudar na hora das provas, os grupos de estudos são uma boa maneira de se aproximar da galera. Crie grupos e se reúna cada semana na casa de alguém. Mas não vale só jogar conversa fora, estudar faz parte sim! Por outro lado, a turma do grupo de estudos pode se encontrar um final de semana ou outro para ir ao cinema, ao boliche, à lanchonete... Se ninguém convidar, faça a sua parte.


Professores
Eles podem ser nossos amigos. Além de ajudar nas dúvidas das matérias, podem ser conselheiros quando o assunto for profissão e até “problemas existenciais”. Convidá-lo para sair com a turma também pode ser interessante!


Reunião com a galera
Quem é que não curte um encontro com o pessoal do colégio? E nem precisa de muita grana pra isso. Muitas vezes, é só fazer uma vaquinha e oferecer sua casa ou o salão do prédio. Se não der, convidar o pessoal pra sair também é legal. Cada um paga o seu e a galera ainda se enturma numa boa.

Bullying
Os estudantes que sofrem bullying normalmente têm medo de revelar esse problema, mas o melhor a fazer é se abrir com a psicóloga ou coordenadora do colégio ou, então, com os pais. Só assim, a pessoa consegue se livrar desse problema. E, se você vir alguém passando por esse tipo de situação, faça a sua parte. Informe a algum professor ou coordenador da escola. Pra não ficar mal com ninguém, peça sigilo, mas não fique de bico fechado.

Fonte: atrevida

Seguidores