Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

14 fevereiro, 2015

Métodos Anticoncepcionais - Pílulas anticoncepcionais

As pílulas são hormônios (substâncias químicas) parecidos com hormônios que a mulher possui em seu corpo e que provocam mudanças no funcionamento do aparelho genital: impedem a ovulação (saída do óvulo). Produzem também alterações no muco cervical, no endométrio e na movimentação das trompas.

Existem 2 tipos de pílulas:

Minipílula:
    Feita com apenas um hormônio - Progesterona (em pequenas doses). Ela é tomada todos os dias, sem intervalo. É indicada especialmente para o período de amamentação. 

Pílulas Combinadas:
    Feitas com 2 tipos de hormônio - Estrógeno e Progesterona. 

Toma-se o primeiro comprimido no quinto dia da menstruação e continua tomando até o fim da cartela (sempre no mesmo horário). Quando a cartela acaba fica-se sete dias sem tomar e volta no oitavo dia com uma cartela nova. A menstruação virá nesse intervalo de sete dias de descanso.

A utilização das pílulas reduzem as cólicas, regularizam as menstruações e protegem contra algumas doenças ginecológicas, incluindo alguns tipos de câncer. Mas é preciso muita disciplina e constância no uso.

Mulheres que não devem usar a pílula:
    * tem mais de 40 anos;
    * é fumante e tem mais de 35 anos;
    * suspeita ou está grávida;
    * tem menos de 40 dias pós-parto;
    * possui alguma anormalidade no exame ginecológico;'
    * tem sangramento vaginal entre as menstruações;
    * tem ou já teve hipertensão, diabetes, hepatite, cardiopatia, câncer, varizes (as pílulas podem aumentar), derrame cerebral, infarto, angina, glaucoma, pneumonia crônica, doença do fígado, obesidade, enxaqueca. 

O uso das pílulas podem vir a causar náuseas, mal estar gástrico, mudança de peso, dor de cabeça, tontura, diminuição das menstruações, acne, dor mamaria, sangramento entre as menstruações, irritabilidade, 'alterações emocionais ou da libido. A pílula pode ter efeito diminuído se a mulher tem diarréia ou se usa outros remédios como por exemplo calmantes.

IMPORTANTE:

ESQUECEU DE TOMAR UM DIA:
    deve-se tomar no dia seguinte e continuar a cartela, portanto nesse dia a mulher tomará dois comprimidos. 
ESQUECEU DE TOMAR DOIS DIAS:
    jogar a cartela fora, esperar a menstruação e recomeçar a tomar no quinto dia da menstruação. Enquanto a menstruação não vem, deve-se utilizar métodos de barreira (camisinha, por exemplo). 
PROCURAR O MÉDICO:
    caso tenha sangramento entre as menstruações por mais de dez dias, pois um pequeno sangramento é comum nos primeiros meses de uso com pílulas de baixa dosagem. 

EFICÁCIA: com uso correto, o fracasso varia entre 0,1 a 3%

Fonte: oceventos

Seguidores