Translate

13 fevereiro, 2015

Métodos Anticoncepcionais - Método de Billings ou da ovulação

Este método é semelhante ao da temperatura corporal basal (ver abaixo), mas neste caso são observadas as alterações do muco cervical.

Na época da ovulação, o muco aumenta de quantidade, e consequentemente há uma umidificação e lubrificação da vagina, que se torna mais escorregadia, possibilitando sua distensão sem ruptura. O muco se torna menos espesso, com consistência de clara de ovo.

A consistência do muco, após a ovulação, fica mais espessa, devido à ação da progesterona. Irá, também, diminuir a quantidade de muco.
A mulher irá observar a quantidade de umidade nos pequenos lábios e na vagina, vendo a distensão do muco entre dois dedos.
Após observar durante um ciclo (ou mais) a mulher começará a diferenciar os tipos de muco e, assim, conseguirá definir a fase fértil e a fase proliferativa. A abstinência é necessária durante o primeiro ciclo inteiro, que é quando a mulher está conhecendo os diferentes tipos de muco. Quando a mulher é capaz de identificar os diferentes tipos de muco e a época da ovulação, deve-se evitar relações sexuais durante o período fértil de cada ciclo (três dias após o dia do pico, quando o muco atinge a sua distensão máxima) e nos dias alternados na fase proliferativa.

Método do muco cervical ou método de Billings


Temperatura corporal basal
A base deste método é um gráfico da temperatura que mostra o dia da ovulação e consequentemente o período seguro.
A temperatura (de preferência, retal ou vaginal, deixando-se o termômetro no local pelo menos 5 minutos) deve ser tomada logo de manhã, antes de qualquer atividade. Uma queda na temperatura ocorre 24-36h após a ovulação; um aumento de cerca de 0,5 graus Celsius ocorre um-dois dias após a ovulação e continua por todo o restante do ciclo. O terceiro dia após o aumento marca o final do período fértil (BENSON, 1976). Porém, a elevação da temperatura pode ser também devido a doença, distúrbio emocional.

O método da temperatura basal não é capaz de prever a ovulação, mas mostra qual é o período seguro, através do aumento da temperatura.
Para evitar a concepção, a mulher deve se abster de relações sexuais, por três dias consecutivos em que veja que a temperatura está elevada

Fonte: oceventos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores