Translate

10 abril, 2015

Sirva-se com elegância


Chegou a hora da sobremesa, um dos momentos mais deliciosos da refeição, mas que pode se tomar desagradável quando se tem dúvidas sobre como se servir e receio de que os outros per­cebam essa insegurança. Há realmente alimentos mais difíceis de lidar e as frutas, bolos e doces es­tão nessa lista. Lidar com a variedade de frutas que temos à disposição no Brasil é difícil, mas algu­mas dicas podem ajudar a deixar à vontade.
Acidentes podem acontecer, mas não entre em pânico. Se derramou sem querer a calda do doce em cima da roupa do vizinho ao lado, respire, com calma peça desculpas e se ofereça para ajudá-lo, sem alardes.

Vamos tomar como exemplo as nossas frutas regionais e algumas sobremesas:

Pudim - Sirva-se com a colher. Se for mais consistente, utilize os dois talheres, a colher para a calda e o garfo para pegar o pudim.

Pinha - Parta ao meio e use a colher. Quanto aos caroços, ponha na mão em forma de concha e
deposite no prato.

Bolo - Vá partindo a fatia aos poucos com o garfo. Se vier com sorvete em cima, utilize também a colher.

Doce em calda - Utilize o garfo e a colher. Com o garfo, retire o pedaço da fruta, e com a colher a calda.

Abacate - Quando vem cortado em pedaços, então se utiliza o garfo. Caso venha em forma de pudim, usa-se a colher de sobremesa.

Sapoti - Quando cortado ao meio, basta utiíizar a colher para retirar aos poucos a fruta. A semente, deposite na mão, em forma de concha, e devolva ao prato.

Laranjas e tangerinas - Podem ser descascadas com a mão ou a faca. Sirva-se dos gomos um a um.

Abacaxi - Cortado em pedaços, usa-se apenas o garfo. Quando servido em rodelas, parta com a faca e leve à boca com o garfo.

Bananas - Corte a casca com a foca horizontalmente, vá partindo em rodelas e servindo-se com o garfo.

Mamão - O papaia é partido ao meio e servido na casca. Utilize a colher O mamão maior é servido na casca já partido. Nesse caso, entra em cena o garfo.

Melancia - Deve ser servida em pedaços e utiliza-se o garfo. Coloque as sementes na palma da mão e transfira para o prato.

Limão - Pegue com a mão e com a outra, em concha, proteja para que não espirre o sumo no vizinho ao lado e esprema.

Fonte: jornaldocomercio

Seguidores