Translate

25 abril, 2015

Dicionário de expressões das séries


Antalogia: É uma série ou uma mini-série em que novas personagens e novas histórias surgem a cada episódio ou a cada temporada.

Blooper e Gag Reel: Videos com erros de gravações

Bromance: Termo utilizado para denominar as amizades que são tão fortes que mais parecem romances.

Cliffhanger: é quando os produtores optam por fazer um final de temporada tão polêmico ou instigante que faz com que o telespectador não deixe de assistir o episódio da próxima temporada para saber o que vai acontecer.

Crossover: Quer dizer o cruzamento de duas séries ou mais em um mesmo episódio. Personagens de séries diferentes se encontram para criar uma mesma história.



Cult: Uma série que se tornou um sucesso tão grande que mesmo com o passar dos anos os fãs não a esquecem.

Dramédia: Categoria de seriado muito utilizado nos EUA atualmente, que mistura drama e comédia.

Fall Season: Época do ano que compreende os meses de setembro e outubro, onde a maioria dos canais retornam com sua programação de séries normalmente, estreando uma nova ou voltando com a temporada daquelas que foram renovadas.

Flashback: Quer dizer uma cena do passado, que já aconteceu, isto é veremos uma cena que se passou a um determinado período de tempo, contando um fato de determinado personagem ou situação que explica ou enriquece a história.

Flashforward: Mostra uma cena do futuro, que ainda não aconteceu.

Hiatus: É um intervalo entre um episódio e outro que pode durar mais de uma semana, que é o tempo normal de exibição. Ou pode ser o período em que a série entra de férias no final do ano ou durante o fim de uma temporada para a outra.

Spoilers: são rumores sobre os acontecimentos que podem ou não vir a acontecer. Alguns são confirmados e outros as vezes acontecem para desviar a atenção do que realmente vai acontecer.

Mid Season: Significa meia-temporada, é o período em que as grandes séries estão encerrando suas temporadas e são exibidas séries com metade do número de episódios, geralmente 12 ou 13, para que possa se manter a audiência nesse período.

Mockumentário (Mockumentary):  Estilo de seriado que simula um documentário, com depoimento dos personagens e câmera acompanhando os acontecimentos em “tempo real”.  Ex: The Office, Modern Family

Season Finale: Indica que uma temporada de determinada série chegou ao fim, mas que não será cancelada e volta na próxima season.

Series Finale: É o último episódio a ser exibido de uma Série. Significa que ela foi cancelada, sua história foi encerrada ou finalizada.

Sneak Peek: Cenas de um episódio.

Summer Finale: Final da summer season, geralmente acontece em agosto.

Summer Season: Tem o mesmo sentido da mid season, mas são as séries que iniciam sua temporada em maio ou junho, que é o período de verão nos EUA, e também serve para manter a audiência do canal até que as grandes séries retornem.

Shippar: Torcer para um determinado casal ou acreditar que combinariam se ficassem juntos. ultimamente vem sendo utilizado também para amizades em potencial.

Showrunner: É o principal produtor de uma série.

Sitcom: São aquelas comédias que possuem uma platéia fictícia, gerando aquelas tradicionais risadas, que na realidade são editadas.

Spin-off: É quando um personagem ou uma situação ganham uma história própria gerando uma nova série independente, dando sequência ou dando mais detalhes.

Stills: São as imagens promocionais de um episódio que mostram algo que vai acontecer, sem contar muito da história, servem para promover.

Piloto: É o primeiro episódio de uma série que serve para que o canal avalie a audiência e a aceitação do público e tem o objetivo de apresentar os personagens e a trama principal. Muitas vezes isso define se uma série vai continuar a ser exibida ou não ou se o canal vai mesmo produzir a série ou mais episódios.

Premiere: Quer dizer estreia, ou seja quando uma série retorna com uma nova temporada ou uma nova série se inicia.

Prelúdio: Pode ser um filme ou até mesmo um acontecimento que ocorre antes de se produzir uma Série, muitas vezes dando a inspiração necessária para se criar a história, ou quando se cria uma série que conta acontecimentos que ocorreram antes da história principal.

Promo: Termo diminuído de promocional, pode ser usado em fotos ou vídeos, mas geralmente é aquele vídeo que é liberado pelo canal logo após cada episódio para promover o próximo e mostra cenas que revelam os principais acontecimentos.

Público Alvo: É um índice de medição de audiência que é considerado o mais importante. Compreende entre as idades de 18 a 49 anos. Isso se dá devido a ser o público do consumo, mais almejados pelos patrocinadores do canal.

Upfront: É o período em que os canais anunciam quais séries serão canceladas e quais serão renovadas.

Webisodes: episódios feitos para a Internet, geralmente possuem menos de 10 minutos cada.

Winter Season: Significa temporada de inverno, são aquelas séries que se iniciam em janeiro e fevereiro, que compreende o alto inverno nos EUA.

Fonte: merlin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores