Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

15 abril, 2014

10 incríveis ilusões de ótica

Uma ilusão de ótica é sempre caracterizada por imagens visualmente percebidas que, ao menos em termos de bom senso, são enganadoras ou capciosas. No entanto a informação reunida pelos olhos é processada pelo cérebro para dar, naquela superfície, a impressão de que concorda com as medidas físicas da fonte de estímulo. Esta lista mostrará 10 incríveis ilusões de ótica.

1. Ilusão isométrica
Uma ilusão isométrica (também chamada de figura ambígua) é um tipo de ilusão ótica causada pela múltipla estabilidade da percepção. Na imagem acima a forma pode ser percebida como um canto interno ou externo.

2. Ilusão do cubo impossível

O cubo impossível ou cubo irracional é um objeto impossível que é desenhado sobre a ambigüidade apresentada em uma ilustração de um cubo de Necker. Um cubo impossível geralmente é considerado como um cubo Necker nos quais os cantos são aparentemente feixes sólidos. Esta solidez aparente dá ao cubo impossível uma maior ambigüidade visual do que um cubo de Necker que tem menos chances de ser percebido como um objeto impossível. A ilusão brinca com a interpretação dos olhos humanos de imagem bidimensionais como objetos tridimensionais.

3. Ilusão de Hering
As duas linhas verticais estão curvadas ou retas?
As duas linhas são retas, mas elas estão parecendo arcos. Esta ilusão foi descoberta pelo psicólogo alemão Ewald Hering, em 1861. A distorção é produzida pelo padrão das linhas do fundo que simula um desenho de perspectiva e cria a falsa impressão de profundidade.

4. Ilusão da grade de Hermann
Passe os olhos pela imagem e veja os pontos cinza nas intersecções.
Os pontos cinza não estão ali.
Esta ilusão foi descoberta por Ludimar Hermann em 1870. Ela é caracterizada pelos pontos “fantasma” cinza que desaparecem quando se olha diretamente para a intersecção.

5. Ilusão Espiral de Fraser
Você vê a espiral?
Essa ilusão também é conhecida como falsa espiral ou pelo seu nome original: a ilusão da corda torcida. Os segmentos de arcos pretos sobrepostos é que parecem formar a espiral, no entanto os arcos são uma série de círculos concêntricos.

6. Ilusão de Ebbinghaus
Qual dos círculos alaranjados é maior?

A ilusão de Ebbighaus é uma ilusão ótica de percepção relativa de tamanho. Os círculos externos que rodeiam o círculo central é que forçam a impressão de um ser maior que o outro.

7. A ilusão de Chubb
As cores da textura do círculo central na esquerda têm mais contraste que as do círculo da direta?

Ambos os círculos são idênticos.
A ilusão de Chubb é uma ilusão onde o contraste do fundo varia dramaticamente, dependo do contexto da apresentação (central, neste caso). Uma textura com baixo contraste em um campo uniforme parece ter mais contraste do que quando é envolta por uma textura com alto contraste. Isso foi observado e documentado por Chubb e 1989.

8. Ilusão da parede do café 
As linhas horizontais estão muito tortas?

As linhas estão perfeitamente paralelas.
Esta ilusão de ótica foi primeiramente descrita pelo Dr. Richard Gregory. Ele observou este efeito curioso nas linhas da parede de um café. Esta ilusão de ótica faz com que linhas horizontais paralelas se pareçam levemente tortas. É essencial para a ilusão que os “tijolos” estejam envoltos por uma camada de “cimento” (as linhas de cor cinza da imagem).

9. Efeito Bezold
O vermelho da direta é mais escuro que o da esquerda?

O vermelho em ambos quadrados é idêntico.
O Efeito Bezold é uma ilusão de ótica que ganhou o nome do professor de meteorologia Wilhelm von Bezold (1837-1907), que descobriu que a cor pode se parecer diferentes dependendo da sua relação com as cores adjacentes. No exemplo acima o vermelho se parece mais claro quando combinado com o branco e mais escuro quando combinado com o preto.

10. Blivet
Existe três pontas no objeto abaixo? Mas como a base pode ter apenas duas?
Um blivet, também conhecido como poiuyt, é uma figura indecifrável, uma ilusão de ótica e um objeto impossível ao mesmo tempo. Parece um forcado com três pontas cilíndricas de um lado que se transformam misteriosamente em uma base retangular no outro.
Fonte: Hypescience

Seguidores