Translate

06 setembro, 2012

Novo laser para operar vista cansada


Uma tecnologia inédita traz mais precisão na hora de realizar a cirurgia de presbiopia

A técnica foi apresentada no último Congresso Internacional de Catarata e Cirurgia Refrativa, sediado na capital paulista. Batizado de femtosegundo, o laser é indicado para corrigir a dificuldade de enxergar de perto, condição que bate à porta de quase todo mundo que passou dos 40 anos.

"O problema aparece quando a lente natural do olho envelhece e perde sua flexibilidade", esclarece o oftalmologista Newton Andrade, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Refrativa. O novo método apresenta menos efeitos indesejados no pós-operatório quando comparado ao procedimento convencional, que se vale das ondas de um ultrassom.

Trocando as peças

Entenda como ocorre a substituição do cristalino, responsável por focalizar os objetos de perto: Um raio laser é aplicado sobre o cristalino, que fica logo atrás da córnea, e o estilhaça. Então, uma caneta acoplada ao equipamento aspira os resíduos dessa lente.

Em seguida, é instalada uma lente artificial - feita de plástico, silicone ou acrílico. Ela se encaixa no olho e passa a realizar as funções de um cristalino novo em folha.
Fonte: Revista Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores