Translate

22 maio, 2016

Rapunzel - sobre o filme Enrolados

Princesa Rapunzel é a heroína da Disney, que surgiu no filme animado de 2010, "Enrolados". 
É uma adaptação do conto original de Rapunzel, feito pelos Irmãos Grimm. 

Aparência fisíca
Rapunzel é uma menina de 18 anos que é conhecida por seus cabelos dourados, que chegam a medir 70 metros de comprimento. Ela é magra, tem grandes olhos verdes, um sorriso brincalhão, e sardas, que geralmente não são mostradas em mercadorias.

Amigo Animal Pascal (camaleão), Maximus (cavalo)
Gosta Pintar, cantar, dançar, as luzes flutuantes, o nome real de Flynn, patinhos
Odeia Mentiras da Mamãe Gothel, truques de Flynn, ficar trancada na torre
Interprete Alexandra Metz (em Once Upon a Time)
Mackenzie Mauzy (em Caminhos da Floresta)
Voz Original Mandy Moore (adulta), Delaney Rose Stein (criança)
Voz no Brasil Sylvia Salustti

Roupa icônica: A roupa mais conhecida de Rapunzel é de cor violeta. Ela é composta por mangas bufantes que variam de rosa para violeta. O resto das mangas é cor de rosa claro. Na cintura, ela usa um espartilho, e dentro do espartilho pode ser visto que é branco. A saia passa dos joelhos, com várias flores como textura. Ela sempre esta descalça quando usa este vestido, com exceção das imagens promocionais.

Roupa de princesa: O seu vestido de princesa é similar ao anterior, demonstrando que ela realmente gosta da cor violeta, e que talvez, ela mesma tenha feito seu famoso vestido. No entanto, ele é de um tom mais claro. A parte de cima ainda parece um tipo de espartilho, e é um pouco platinada. As mangas não vão a uma parte dos braços, como o original, mais só tem as partes bufantes. Ele também tem recortes, tanto nas mangas como no decote. A saia é feita em duas partes: uma transparente e outra roxa, por baixo. Ela esta descalça e usa sua coroa icônica com ele.


Personalidade
Tendo passado toda a sua vida isolada em uma torre com pouca coisa para fazer, ela é eficientemente educada na literatura, e talentosa em quase todas as áreas, como música e até mesmo em assuntos mais avançados como a astronomia como é ilustrado em seus mapas astronômicos; a sua maior paixão é arte, tal como indicado pela quantidade de pinturas sobre as paredes internas da torre. Enquanto ela deseja ver o mundo além de sua janela, ela é muito obediente à Mamãe Gothel. Ela é bastante ousada, saltando de penhascos altos e balançando em grandes distâncias com seus cabelos. Ela é completamente imune aos chamados encantos de Flynn e tem pouca tolerância para suas travessuras. Ela também é muito carismática, capaz de influenciar um grupo de bandidos e convencer Maximus, o corcel do Capitão, de adiar sua busca por Flynn até que ela cumpra seu sonho em seu aniversário (que é fortemente enfatizado). Rapunzel é também conhecida, especialmente por Pascal, para ser bastante confiável e nunca quebrar as promessas que faz. Ela está muito determinada a realizar seus sonhos, passando por qualquer obstáculo no seu caminho.

Poderes e Habilidades
Supostamente canalizando a energia do sol, o cabelo de Rapunzel pode inverter os danos causados aos seres humanos, incluindo uma regeneração completa dos tecidos e órgãos danificados, bem como a inversão de envelhecimento até um certo grau. A pessoa deve estar fisicamente em contato com o cabelo para que a magia possar trabalhar junto com a canção especial, os cabelos também emitem uma luz brilhante quando os poderes mágicos forem ativados.
Rapunzel também pode usar seus cabelos como mãos e pés, para atacar algum intruso. Ela revelou que se seu cabelo for cortado, ele ficará castanho e ela perderá seus poderes. Ela também pode dar grandes saltos, em penhascos e arvores, que são considerados anormais. Ela também tem muita agilidade.


O primeiro conceito de arte de Rapunzel,
por Glen Keane
Design
Quando Glen Keane estava trabalhando com Rapunzel, ele teve grande dificuldade de trabalhar com computador, já que estava acostumado a fazer animações clássicas, em 2D. Ele fez diversos esboços, que ele mesmo não considerava bem, por que não sentia realidade neles. 
Ele tentou, então, começar a misturar as imagens feitas a mão com as imagens feitas no computador. 
Como Keane, não conseguiu animar Rapunzel no computador, ele decidiu criar a personagem com o lapis, e deixar a parte do computador para a equipe responsável, pois sentiu que não conseguiria trabalhar com os dois.

Quando ele começou a trabalhar com Rapunzel bebê, ele resolveu se basear em sua neta, que na época, tinha acabado de nascer. 
Ele pegou a neta em um braço, e no outro, começou a desenhar, para ter uma base de como ficaria. 
Quando ele começou a trabalhar na personagem, agora adulta, a maior dificuldade foi seu cabelo. 
Ele desenvolveu várias formas de cabelo, pois acreditava que o cabelo "demonstra o que a pessoa realmente é, ou o que ela mais deseja".

Rapunzel foi inspirada na filha de Keane, Claire, que sempre queria pintar as paredes de sua casa, quando criança. Ela também tinha uma personalidade, que mais tarde, foi utilizada para a personagem.

Disney Princesa
Rapunzel é a décima princesa da franquia Disney Princesa. Ela é a primeira personagem da franquia feita pelo computador, em vez de em animação clássica.

Para se assemelhar as princesas da franquia, Rapunzel ganhou uma transformação em 2D, conhecida também como "transformação deluxe". 
Sua roupa foi mostrada mais escura do que no filme original, ou até mesmo do que nas imagens promocionais do filme. Ele também foi mais longo, para ficar próximo ao vestido de baile das outras princesas. 
Todos os detalhes em renda foram retirados do vestido. Rapunzel se tornou mais branca (até mais que Branca de Neve em algumas imagens), ela ganhou cílios mais grossos, um nariz relativamente mais fino, uma boca maior com batom vermelho ou rosa e bochechas rosadas. 
Seu cabelo se tornou mais volumoso, e mais amarelo, em vez do dourado original. Sua franja foi algumas vezes aumentada também. Ela também ganhou sapatos roxos. Além disso, seu vestido foi modificado para se tornar um vestido de Natal em alguns produtos.

Em 2010, seu vestido se tornou bem mais longo para a "Disney Princess Encyclopedia", aonde ganhou mangas mais bufantes, e uma flor em seu cabelo.

Em 2011, ela entrou para a segunda versão da "Princess Glitter", aonde suas vestimentas ganharam detalhes brilhantes em algumas partes. Sua coroa se tornou prateada.

No ano de 2012, ela foi parte da linha "Metallic Princess", aonde sua imagem se tornou metalizada e seu vestido recebeu bordados e predarias.

Ainda em 2012, Rapunzel ganhou tecido brilhante em seu vestido, e sua aparência era a mesma usada para a franquia anteriormente. 

Em 2013, o tecido brilhante foi substituído por imagens de flores e glitter. A sua aparência continuou a mesma.


Em 2015, ela recebeu um novo design, baseado no anterior. Neste design, seu vestido tinha menos brilho e seu rosto estava mais próximo do que vemos no filme.

Merchandising

Mattel
Rapunzel fez sua estreia na linha de bonecas da Mattel para a franquia Disney Princesa em 2010, durante a linha Ultimate Disney Princess Collection, assim como Tiana e Mérida. Mais tarde, ela recebeu uma boneca na linha Longest Hair Ever.
Em 2011, ela fez sua primeira aparição na linha Sparkling Princess, sendo vendida separadamente das outras Princesas. No mesmo, ela estreou a linha MagiClip, com miniaturas das Princesas Disney. No ano de 2012, ela fez a linha Party Princess, junto com Cinderela e Ariel, e ganhou linhas exclusivas como Enchanted Hair, Fairytale Hair, Color Magic Brush, Pose & Style, entre outras. Ela também começou a ser incluída juntamente com as demais Princesas na linha Sparkling Princess, em vez de separada.

Em 2013, ela fez parte da linha Dream Princess, com Aurora e Bela. Em 2014, Maximus foi destaque na linha Shimmer Style, aonde a imagem de Rapunzel foi utilizada. Ela também esteve nas linhas Royal Slumber Party (usando pijama), Glitter 'N Lights (com efeitos especiais) e Draw 'n Style Hair (com acessórios para modificar a cor de seu cabelo).

Em 2015, ela foi adicionada a linha Disney Signature Collection, com uma boneca fiel a sua imagem do filme.

Lego
Rapunzel faz parte da linha Sistema da Lego, que foi lançada em 2014. Assim como as demais princesas, Rapunzel recebe dois conjuntos na linha; Rapunzel at the Marketplace e Rapunzel's Creativity Tower, ambos baseados em cenarios de seu filme. Sua boneca tem um cabelo menor que o seu, chegando até a cintura, em vez de chegar ao chão. Outros personagens como Flynn Rider e Pascal também aparecem nos conjuntos.

Palace Pets
Rapunzel tem seis animais de estimação na franquia Palace Pets, sendo a princesa com mais animais de estimação. Eles são: uma gatinha chamada Summer, uma gambá chamada Meadow, uma pônei chamada Blondie, uma cachorrinha chamada Daisy, uma cerva chamada Gleam e um pavão chamado Sundrop. Suas imagens originais foram modificadas nos produtos da franquia para que ela parecesse estar segurando seus animais. Os seus animais de estimação tem diversas semelhanças com ela.

Canções cantadas por Rapunzel:
Quando Minha Vida Vai Começar (e a reprise)
Canção da Cura
Um Sonho Eu Tenho
Vejo Enfim a Luz Brilhar

Parques da Disney
Rapunzel é um personagem constante em vários parques da Disney em todo o mundo. Geralmente, ela aparece com seus longos cabelos dourados, juntamente com Flynn Rider. E enquanto ela está com os pés descalços no filme, ela aparece vestindo sapatos de cor violeta nos parques Disney.
Disneyland Resorts
Ela, junto com Flynn Rider, fez aparições antes do lançamento do filme em todos os parques temáticos da Disney em todo o mundo. Na Disneyland, tanto Rapunzel quanto Flynn estão na seção do Fantasyland em sua moradia própria, com uma fachada incorporando a Torre de Rapunzel. Rapunzel também aparece na "Parade Soundsational Mickey" com Branca de Neve, Cinderela, Aurora e Bela no The Float Princess. Rapunzel foi adicionada ao World of Color durante a seqüência da música "So Close".

Walt Disney World Resort
Na Disney World, ela pode ser encontrada na antiga "Belle Storytime" do Magic Kingdom, e na seção Alemanha. Com a expansão do Fantasyland em andamento no momento, Rapunzel acabará por se tornar parte da Princess Fantasy Fair para conhecer e cumprimentar os visitantes do local, planejado para substituir o "Snow White's Scary Adventure". Flynn aparece juntamente com Rapunzel em eventos especiais, como o dia dos namorados. Rapunzel tem o seu cartão próprio de feitiço conhecido como "Rapunzel's Hair Whip" na atração Sorcerers of the Magic Kingdom.

Disneyland Resort Paris
Rapunzel e Flynn fazem aparições no parque de Disneylandia. Rapunzel e Flynn também fazem uma entrada especial perto do final da Mickey's Magical Celebration. Rapunzel e Flynn são vistos nos sonhos mostrados na Disney Dreams!

Disney Cruise Line
Rapunzel e Flynn foram adicionados para o show de longa duração "The Golden Mickeys" e são apresentados em diversos eventos nos navios.

Disney On Ice: Dare to Dream
Na novo show do "Disney on Ice", nomeado como "Dare to Dream", Rapunzel aparece com o papel do filme original. A única diferença é que "Vejo Então a Luz Brilhar" tem lugar após o seu cabelo ser cortado e ela cura José. Também durante "Vejo Então a Luz Brilhar", uma menina é escolhida para lançar uma lanterna com Rapunzel e José.

Trivia/Curiosidades

  • Rapunzel ia ser dublada inicialmente pela atriz da Broadway e cantora, Kristen Chenoweth, mas ela foi mais tarde substituída pela cantora pop, compositora e ex-ídolo teen, Mandy Moore.
  • Rapunzel é a segunda Disney Princesa que teve seu cabelo cortado, sendo Mulan a primeira. No entanto, ela vem a ser a primeira que teve o cabelo cortado por outra pessoa.
  • A roupa usada por Gothel é do Renascimento, ou seja, 400 anos antes da época do filme. Isso foi feito para enfatizar a diferença de idade entre Gothel e Rapunzel.
  • Ela é a quarta princesa da Disney que foi mostrada como criança no filme, e a segunda mostrada como bebê.
  • Rapunzel é semelhante ao Quasímodo de O Corcunda de Notre Dame, no sentido de que nem estão autorizados a sair de suas "casas" sob as ordens estritas de seus "pais". Além disso, ambos depois de fugir de suas casas, encontram alguém que está com problemas com a lei, e eles também têm talentos artísticos (Rapunzel: desenho e pintura, Quasímodo: escultura em madeira e criações de modelos) e eles também sonham em sair para o mundo real para ver e interagir com a sociedade.
  • Como a princesa Aurora também foi uma inspiração para Rapunzel, ela compartilha similaridades com ela, as duas queriam ser livres e conhecer novas pessoas, elas sonhavam em aventuras fora de suas casas e elas não estavam cientes de suas identidades por quase toda a sua vida (elas também foram vistas descalças). Ela é a terceira princesa Disney que foi vista descalça, sendo a primeira Aurora e a segunda Pocahontas.
  • Rapunzel é a única Disney Princesa com olhos verdes.
  • É a terceira princesa da Disney que tem os seus pais vivos no filme, sendo a primeira Aurora e a segunda Mulan. Se contar com Tiana na infância, ela é a quarta.
  • Vem a ser a única das princesas que foi animada por computador. O cabelo de Rapunzel foi feito por um Software, pois ninguém conseguia fazer ele de uma forma mais realista.
  • Apesar de Rapunzel ser baseada na personagem do clássico conto de fadas, ela está um pouco alterada, a fim de desenvolver uma personalidade mais aventureira e extrovertida, e complicar ainda mais o relacionamento romântico entre ela e seu interesse amoroso.
  • Apesar de ela ter cortado o cabelo, que mudou para castanho, o que faz dela a única princesa Disney que usou duas cores de cabelo, ela só é mostrada com o cabelo loiro e longo nas imagens promocionais e nos parques da Disney.
  • Rapunzel é a segunda Disney Princesa para ter seu amor morto e trazido de volta à vida (a primeira ser Bela), a segunda a não ter conhecimento de sua identidade como uma princesa (Aurora foi a primeira), bem como a segunda a ter uma semelhança com sua mãe (princesa Aurora a primeira).
  • Depois que seu cabelo foi cortado, ela se tornou a segunda Disney Princesa com o cabelo mais curto, depois de Branca de Neve.
  • A cor violeta/roxa era geralmente associada a realeza, por isso os animadores botaram essa cor nela, em referência a sua verdadeira identidade como princesa.
  • Ela é a única das princesas com poderes mágicos, que inicialmente vem do seu cabelo e depois que ele é cortado, acaba vindo de suas lagrimas. Porém, é a segunda com poderes sobre-humanos, depois de Ariel.
  • A mãe de Rapunzel é a única mãe das princesas mostrada grávida em seu filme.
  • Ela é a única Disney Princesa com sardas.
  • Rapunzel é a primeira princesa Disney que teve uma vilã desde Ariel em 1989.
  • Rapunzel foi "oficialmente recebida na Corte Real das Disney Princesas" durante um evento promocional no Palácio de Kensington, em Londres em 2 de outubro de 2011.
  • Ela é a segunda personagem feminina da Disney com habilidades visualmente artísticas, sendo a primeira Jane Porter.
  • Rapunzel é a segunda princesa Disney a ter uma "arma" (Mulan foi a primeira). No entanto, ela pode ser considerada a terceira se você contar com Jasmine, que usa uma cimitarra na série animada. Ela é a primeira a usar um item de cozinhar como uma arma.
  • Ela é a terceira princesa da Disney a ser casar em sua sequência, sendo a primeira Jasmine e a segunda Mulan.
  • Rapunzel é a sétima Disney Princesa que tem sua dubladora tanto fazendo sua voz quanto cantando.
  • É semelhante a Jasmine, pois ambas se sentem presas dentro de casa e querem viver livremente.
  • O véu de Rapunzel no casamento foi maior de todas as Disney Princesas. Isso foi provavelmente feito para enfatizar seu antigo cabelo.
  • Depois de Ariel, Bela, Pocahontas e Mulan, ela vem a ser a quinta Disney Princesa que salvou seu interesse amoroso, e a terceira que salvou um príncipe.
  • Ela é uma das mais populares princesas da Disney.
  • Ironicamente, Rapunzel tem muitas semelhanças com a versão do conto de fadas criado pela Mattel em 2002 (baseado na franquia da boneca Barbie). Ambos têm cabelo loiro, um vestido roxo, um amigo reptiliano, escapam de sua torre para ir em uma viagem para outro reino, tem talentos artísticos, e não sabem de seu segredo de infância.
  • Quando ela saiu da torre, ficou confusa, pois não sabia se estava fazendo a coisa certa. Isso mostra o quanto ela é indecisa.
  • Rapunzel é a última protagonista criada pelo animador Glen Keane, antes de sua demissão da Disney. Keane era famoso por animar outros protagonistas ao longo dos anos, bem como Ariel, Fera, Aladdin, Pocahontas e Tarzan.
  • Até agora, ela é a única princesa da Disney que se comunica com um camaleão.
  • O simbolo de Rapunzel na franquia Disney Princesa é o sol, que representa sua famíla real.
  • É a quinta Disney Princesa que cantou um dueto com seu interesse amoroso. A primeira é Cinderela, a segunda é Aurora, a terceira é Jasmine e a quarta é Pocahontas.
  • Rapunzel não tem somente interesse em arte, mas também em astronomia, provavelmente como resultado de sua tentativa de manter o controle de quanto tempo ela permaneceu na torre de Gothel desde que ela foi seqüestrada, além de também para observar nas noites as lanternas que são liberadas de seu reino para sinalizar que ela volte. Fazendo este fato não ser apenas o fato de que o emblema de seu reino é um dom, mas também o fato de que algumas de suas pinturas em seu quarto incluem um mapa estelar preciso e um dos emblemas que ela pintou mostra oito planetas e cinco planetas anões (que é a formação atual, na época em que o filme teve lugar, o planeta mais externo era Urano depois de Saturno foi considerado o planeta mais distante por tanto tempo, Netuno e Ceres (planeta anão menor) não seria descoberto até 1800, Plutão (o plutóide primeiro a ser descoberto, uma vez que também foi considerado o nono planeta após a descoberta) não seria conhecido até a década de 1930, e os três outros plutóides (Haumea, Makemake e Éris) não seriam descobertos até o final dos anos 2000), e um de seus livros parece ser um atlas (provavelmente para que ela possa descobrir onde sua casa é no reino).
  • Rapunzel é a terceira oficial Disney Princesa para se tornar rainha, mas permanece na franquia como uma princesa. Ela é seguida por Ariel e Bela.
  • Rapunzel é a segunda princesa alemã, Branca de Neve é a primeira.
  • Rapunzel tem o maior cabelo entre as princesas da Disney, já que seu cabelo mede 70m, e também tem os maiores olhos.
  • Rapunzel é a primeira e atualmente única princesa a usar um espartilho.
  • As duas figuras maternas de Rapunzel e Cinderela proibiram elas de sairem de casa.
  • Rapunzel e Branca de Neve tem vestidos muito semelhantes pois ambas as histórias são definidas em Bavarian, Alemanha.
  • No conto de fadas original, Rapunzel não era de origem real. E ela não era esse tipo de princesa rebelde que a Disney fez. Curiosamente, Eugene era para ser um príncipe por nascimento, mas os papéis foram trocados.
  • Rapunzel é a sexta princesa a ter um significado para seu nome. "Rapunzel" é uma espécie de treliça em alemão.
  • Rapunzel é a primeira princesa da Disney que teve seu filme classificado como PG, apesar de que O Caldeirão Mágico e Atlantis: O Reino Perdido também foram classificados como PG.
  • Rapunzel esta descalça no seu vestido de noiva.
  • A Princesa Persephone, uma personagem da série do Disney Júnior, Doutora Brinquedo, pode ser uma referência a Rapunzel, pois ela é aventureira, e usa uma coroa e roupas similares. Além disso, ela também usa uma trança que quase chega ao chão.
  • No trailer original estava previsto que o cabelo de Rapunzel além de curar poderia se mover sozinho, algo semelhante a personagem Medusa da Marvel Comics.
  • Rapunzel, em português, significa raponço, nome de duas plantas campanuláceas, fazendo referencia a hortaliça que a mãe da protagonista teve vontade de comer.

Fonte: disneyprincesas












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores