Translate

09 julho, 2015

ABC das séries - Palavras que todo fã precisa saber


Confira abaixo as palavras que todo sériemaniaco precisa saber:

1×01 ou S01E01: Numeração de episodio de cada temporada
1 (temporada) x01 (episódio na temporada).
S (season=temporada)01 e E (episode-episodio)01
exemplo: Tyrant.S02E03, é o terceiro episódio da segunda temporada de Tyrant.

Blindside: Pense nas melhores eliminações de Survivor e Big Brother. Elas foram blindsides. Basicamente, é quando o participante é eliminado sem ter ideia do que vai acontecer, sendo enganado pelos outros.

Cliffhanger (gancho): É aquele final de episódio ou temporada que corta a trama no clímax da história e nos deixa morrendo de curiosidade para assistirmos o episódio seguinte.

Crossover: É quando uma série cruza com outra. Geralmente são séries do mesmo canal, e a união das duas em um episódio é uma forma de aumentar a audiência de ambas. Temos como exemplo o pessoal de Private Practice aparecendo em Grey’s Anatomy, os personagens de Arrow em The Flash e vice-versa e os CSI’s das diferentes cidades se encontrando.

Demo: É a medição de audiência levando em conta o grupo de telespectadores entre 18 e 49 anos. Este grupo é considerado parte influenciadora para os anunciantes dos programas de TV.

Dramédia: tipo de série que é um drama mas tem toques de comédia ou vice-versa. Um exemplo de dramédia é Desperate Housewives.

Emmy Tape: é a fita enviada aos jurados do Emmy, com o melhor momento da série, para que possam escolher as séries que serão indicadas ao prêmio.

Fall Season: é o período em as principais séries voltam a ser exibidas nos EUA, e as novas apostas dos canais entram no ar.
O nome faz referencia a estação do ano em que isso acontece, o outono (fall), que para o hemisfério norte começa em setembro e vai até maio.

Fandom: Conjunto de fãs de uma série.

Fanfic: Abreviação de "fan fiction", em inglês. Ou seja, ficção criada por fãs. São romances ou contos escritos por qualquer pessoa que não tem ligação com a produção original da série, apenas se baseia no roteiro já criado para escrever suas próprias histórias.

Fierce: é algo muito bom.
A abertura de uma serie, o figurino de outra. Algo que chama a atenção.

Flashback: Quando uma série retorna no tempo, para mostrar uma cena que pela linha cronológica da série já aconteceu. Geralmente representa alguma lembrança de um personagem.

Flashfoward: o mesmo que flashback, só que mostrando o futuro, o que irá acontecer.

Frak: Termo criado na série Battlestar Galactica e que significa fuck, aqui poderia ficar como foda-se.

Front runner: aquele participante de reality que já causou uma excelente impressão logo de cara e parece ter tudo para vencer, figurando entre o seleto grupo de favoritos da temporada.

Guilty Pleasure: É aquela série que você adora assistir, mas morre de vergonha e esconde isso de todos os seus amigos.

Hiato: Periodo de pausa nos seriados ainda durante sua temporada. Como, também, no fim do ano, todas as séries entram em intervalo e voltam em janeiro ou fevereiro.

Hit: Um sucesso. A série que mais deu certo durante uma temporada, que caiu no gosto dos blogueiros.

Flop: Contrário de Hit, aquela série que fracassou logo de cara.

Hype: É o burburinho, os comentários de boca a boca que uma série traz.

Lead in: É o programa que é exibido antes de outro, geralmente com a missão de manter a audiência do que vem a seguir. É um conceito estratégico para maior alcance de público.

Lead out (ver lead in): É o programa que vem depois, com a missão de reter a audiência do que foi exibido antes.

Mid Season: hiato na época do fim do ano, na metade de uma temporada, quando as séries tiram férias para as festas.

Mid Season Finale: É o episódio que vem antes do hiato de uma série. Ainda não é o season finale, já que a temporada não acabou, mas por geralmente terminar com um gancho, é considerado como um mini-finale.

MVP: É a sigla Most Valuable Player, termo usado pela imprensa americana para indicar o melhor atleta em um evento esportivo. Foi adotada pelos fãs de seriados para indicar os atores que tiveram a melhor performance em um determinado episódio.

Nielsen: Nielsen seria o IBOPE, dos seriados americanos, só que medido em milhões de telespectadores, não em pontos.

Piloto: O primeiro episódio de uma série. Serve como teste, podendo ter seus rumos modificados nos episódios seguintes, de acordo com a resposta do público.

Plot: é a história da série ou da temporada, no que ela se baseia, o arco central.
Exemplo: “A família do agente da CTU Jack Bauer é sequestrada e corre grave perigo e ao mesmo tempo, um atentado contra o candidato a presidente David Palmer é armado. Com isso, Jack precisa salvar Palmer e sua família. E, para piorar, os dois acontecimentos parecem ter uma ligação”. Este é um plot resumido da 1ªtemporada de 24 Horas. Um plot completo fala de outros personagens, o que eles farão na série, etc.

Plot twist: Uma reviravolta da narrativa, evento chave que se faz uma mudança, em maior ou menor escala, dos rumos que a série vinha tomando.

PNC: Sigla para “Pau no c*”. Expressão usada para algo pedante, coxinha ou muito técnico. Mad Men, por exemplo, é considerada por alguns uma série PNC.

Preview: Quase o mesmo que "review", só que divulgado antes de um episódio ir ao ar e escrito por alguém que teve acesso a ele em primeira mão.

Promo: O trailer, um vídeo promocional, de um episódio que ainda vai ao ar. Geralmente dura 30 segundos, mostra uma compilação de cenas do próximo episódio e é exibida durante comerciais do canal.

Review: é a análise crítica feita sobre determinado episódio de alguma série, uma review não pode ser apenas um resumo do episódio.

Season Finale: quer dizer final de temporada, o último episódio da temporada de um seriado que irá continuar a ser exibido..

Season Premiere: Se uma série estreante passou no teste e irá voltar numa segunda temporada, a partir de então, todo primeiro episódio da temporada será conhecido por season premiere.

Series Finale: É o último episódio de uma série. Tanto pode ser planejado e fechando as pontas da história, como pode simplesmente acabar sendo um episódio qualquer, quando ela é cancelada abruptamente.

Series Premiere: É o início de uma série. Basicamente a exibição da versão final do piloto.

Shipper: Derivado da palavra relationship (relacionamento em inglês) é como se denominam as pessoas que torcem para que um casal de alguma série fique junto. Acredita-se que o termo tenha surgido entre os fãs de X-Files, que torciam pelo romance entre Mulder e Scully.

Ships: como são chamados os casais favoritos dos fãs, que ainda criam nomes para os seus casais.
Exemplos: Mulder&Scully virou MSR(Mulder/Scully romance), Castle&Beckett virou Caskett.

Showrunner: É o produtor que tem a decisão final em todas as questões da série. Geralmente essa pessoa é também roteirista da série.

Sitcom: são aquelas comédias tradicionais, com cenários fixos e a platéia (que adiciona as famigeradas risadas de fundo). Há exceções para essa questão da platéia assistindo, e em alguns casos as risadas são adicionadas depois, como o programa já editado.

Sneak Peek: Em tradução livre, significa algo como uma "espiadinha" no próximo episódio. É um pedaço de uma cena do próximo episódio – ou mesmo uma cena completa – que é adiantado ao telespectador.

Spin-Off: são séries que se originaram de outras séries. Na maioria das vezes, é um personagem em especial que ganha uma série só pra ele.
Exemplos famosos de spin-offs: Private Practice, a série da Dra.Addison de Grey’s Anatomy, Angel, que saiu de Buffy, e os muitos CSI, que saíram do original.

Spoiler: Traduzindo do verbo inglês “to spoil”, é estragar alguma coisa. No mundo das séries, é qualquer informação sobre o que vai acontecer no programa que estraga toda a surpresa para quem ainda não assistiu.

Summer Season: periodo entre um fall season e outro, geralmente dura de maio a setembro.
É quando entram as séries com previsão para durar poucos episódios. Algumas fazem tanto sucesso que vão para o fall season.

Temporada (season): É um conjunto de episódios de uma série. Esse conjunto fica entre 20 a 26 episódios. Se for de TV a cabo normalmente diminui, algo entre 10 a 12. Se for inglesa, 6 episódios por temporada.

Upfront: É aquele momento em que as emissoras dão apresentações oficiais para revelar os novos projetos, novos rumos e o que foi cancelado ou renovado.

Webisodes: são episódios feitos especialmente para a internet, para serem vistos diretamente lá ou baixados. Um exemplo de séries que fizeram isso: The Office, True Blood.

Fontes: Comentando series
           seriemaniacos
           castlebeckettbr

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores