Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

21 janeiro, 2014

Babilônia

Introdução

Há possivelmente mais de 5000 anos, achados arqueológicos apontam a existência da sociedade Babilônica. Situada na região da Mesopotâmia, esse povo tem uma contribuição histórica surpreendente, apontando aspectos de grande desenvolvimento social, econômico, político e cultural.

Arquitetura

Na arquitetura, podem ser destacado um grande nome, ninguém menos que Nabucodonosor. Este foi responsável pela construção dos Jardins Suspensos (terceira maravilha do mundo). Os jardins, na verdade eram seis montanhas artificiais feitas de tijolos de barro cozido, com terraços onde foram plantadas árvores e flores. Ele também foi responsável pelo marco histórico e bíblico da famosa Torre de Babel (um zigurate em formato de pirâmide, com aproximadamente 90 metros de altura)
Entretanto, a arquitetura babilônica quanto citada, está diretamente relacionada a Porta de Ishtar, provavelmente edificada em 575 a.C.
Com características majestosas, essa imponente estrutura de tijolos rescoberta de esmalte, tem oito portas, que eram utilizadas para a entrada na Babilônia.

Pintura

Para estes povos, era considerada como uma arte secundária, visto que, existia em função da arquitetura, servindo apenas para enfeitar as construções.  De modo generalizado, pôde se observar que esse povo preferia cores claras, mesmo que as colorações fossem vulneráveis ao tempo, eram vivas e brilhantes. Como característica, essas pinturas eram representações de batalhas, caçadas e aspectos da vida dos deuses e dos reis.

Escultura

A principal herança artística deste período, foi o monumento monolítico talhado em rocha de diorito, sobre o qual se dispõem 46 colunas de escrita cuneiforme acádia, com 281 leis em 3600 linhas. Estes escritos eram artigos que regularizavam a vida cotidiana, norteando deste modo, toda a sociedade. Na parte superior da escultura, Hamurabi é mostrado em frente ao trono do rei Sol Schamasch.
Uma das criações mais importantes do mundo, foi remetida deste período, o relógio de sol. Por volta de 5000 a.C., na Babilônia, surgiu a divisão do dia em 24horas. Eles dividiram a trajetória da sombra em 12 partes: seis antes do meio-dia (manhã) e seis após (tarde). Eis ai, uma das invenções mais marcantes para o planeta.
  

Bibliografia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Babil%C3%B4nia
http://www.historiadomundo.com.br/babilonia/

http://www.socultura.com/index.php?option=com_content&view=article&id=148:a-antiga-babilonia-&catid=3:historia&Itemid=57

Seguidores