Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

04 janeiro, 2013

Começa reunião que vai decidir sobre aumento das passagens no Grande Recife


Moradores do Grande Recife que usam o transporte coletivo podem saber, ainda na manhã desta sexta-feira (4), qual será o percentual de aumento das passagens e quando o reajuste entrará em vigor. A reunião do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM) que decidirá sobre o aumento começou por volta das 8h30 desta sexta. Pouco mais de meia hora depois do início da reunião, um grupo de estudantes invadiu o edifício-sede do Grande Recife Consórcio de Transporte.

A reunião do CSTM é realizada no auditório do prédio ao lado, que pertence ao 16º Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco. Os dois edifícios têm uma passagem interna de um para o outro. Estudantes dizem que a transferência do local foi feita para evitar a ação dos manifestantes.

O grupo entrou no edifício do Grande Recife com objetivo de chegar ao auditório e participar da reunião, que acontece a portas fechadas. A ação aconteceu no momento em que um portão foi aberto para a saída de um carro. Houve correria no momento em que PMs correram para evitar que os manifestantes cheguassem ao local da reunião.

A primeira solicitação é do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Pernambuco (Urbana/PE), que pediu 13% de aumento nas tarifas. O Grande Recife Consórcio de Transporte adiantou que vai apresentar uma contraposta de reajuste de 5,75%, índice correspondente ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado até a segunda quinzena de dezembro de 2012.

CONSELHO - O CSTM é composto por membros do governo do Estado, prefeituras e câmaras de vereadores da Região Metropolitana, empresários do sistema de transporte, representantes de usuários e de classes estudantis e deve debater duas propostas.

PROTESTO - Entidades estudantis se reúnem em frente à sede do Consórcio, no Cais de Santa Rita, no Centro da capital. Os manifestantes realizam um ato de protesto simbólico, colando cartazes com as reivindicações no muro do edifício. Eles aguardam a saída dos conselheiros para abordá-los e convidá-los a um debate.

A decisão sobre passeatas, panfletagens e protestos que chamem mais atenção da sociedade só serão tomadas após a reunião do CSTM. O cronograma de reivindições do grupo só será elaborado em reunião no Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), marcado para a noite desta sexta.

Fonte: ne10.com

Seguidores