Translate

02 outubro, 2023

Você fecha os olhos quanto tenta lembrar de algo?

Pesquisadores da Universidade de Surrey sugerem que conseguimos recuperar lembranças de forma mais exata ao fechar os olhos. Eles chegaram a essa conclusão após pedirem que 178 voluntários lembrassem de cenas de crimes de alguns vídeos.

Na primeira etapa do estudo, os voluntários viram um filme de um eletricista roubando uma propriedade. Depois deveriam lembrar quais itens ele havia roubado - metade do grupo de forma normal, a outra metade de olhos fechados. O primeiro grupo respondeu apenas 41% das perguntas corretamente, enquanto o pessoal que ficou de olhos fechados respondeu três quartos de forma correta.Na segunda etapa, a memória auditiva foi testada - os participantes deveriam lembrar dos sons que ouviram durante uma cena do filme. Novamente, os que responderam as perguntas sobre a cena de olhos fechados tiveram uma melhor performance.

Segundo os autores do estudo, isso acontece porque, ao fechar os olhos, removemos boa parte das distrações que nos cercam e nos focamos mais nas memórias que tentamos acessar. E isso não significa só que é uma boa ideia fechar os olhos quando você tem aquele branco durante uma prova - os cientistas acreditam que a polícia pode usar a técnica para ter testemunhos mais precisos de testemunhas.

Fonte: revistagalileu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores