Translate

01 setembro, 2013

Tudo que você queria saber sobre os canhotos

Estima-se que entre 10 e 12% das pessoas sejam canhotas. Mas mesmo com esse expressivo número, aqueles com mais habilidade na mão esquerda sofrem para se encaixar em um mundo 'feito' por e para destros. Para aumentar a conscientização sobre suas dificuldades, o dia 13 de agosto se tornou, desde 1996, o Dia Mundial dos Canhotos.

Quais são os motivos que tornam alguém um canhoto? 
A ciência ainda não tem certeza, mas pesquisas apontam que o motivo seja uma combinação complexa entre uma predisposição genética e o ambiente em que a criança de se desenvolve. Isso porque, apesar de não haver o 'gene da mão esquerda', normalmente canhotos têm mais membros da família que sejam canhotos também.
Da mesma forma, o cérebro de um canhoto funciona de uma forma um pouco diferente do que a de um destro. Algumas pesquisas também apontam que canhotos são expostos a um maior nível de testosterona enquanto estão no útero - o que explicaria porque eles são mais suscetíveis a doenças imunológicas (a testosterona está ligada a elas).
Confira 20 curiosidades sobre os canhotos: 
  1. Pesquisas indicam que canhotos têm mais chances de serem esquizofrênicos e disléxicos. Também há mais chances de que eles desenvolvam doença de Crohn e colite ulcerativa.
  2. Canhotos possuem maiores habilidades em outras partes do lado esquerdo do corpo além da mão. Entre elas: o pé, os olhos e a audição da orelha esquerda também costuma ser mais aguçada.
  3. De acordo com alguns estudos, canhotos possuem uma melhor noção espacial e são melhores com números e matemática. Enquanto isso, destros possuem uma melhor habilidade verbal.
  4. Um dos genes que pode influenciar a habilidade com a mão esquerda é o LRRTM1. A relação foi descoberta em um estudo com crianças disléxicas e cientistas acreditam que essa característica é herdada do pai.
  5. Ultrassons mostram que, já no útero, 90% dos bebês preferem o dedão direito da mão - o que 'casa' com a separação da população entre destros (aproximadamente 90%) e canhotos (os 10% restantes).
  6. Em um experimento recente divulgado na conferência da British Psychology Society, canhotos que assistiram "O silêncio dos inocentes" mostraram mais sinais de medo do que os destros. A explicação científica é que isso acontece porque o lado direito do cérebro é o dominante em canhotos - e é ele o responsável pela sensação do medo.
  7. Existe um prêmio na faculdade Juniata, em Huntington, na Pensilvânia, que oferece uma bolsa de 1500 dólares apenas para estudantes canhotos que alcançam boas notas.
  8. O lado esquerdo é culturalmente considerado o lado feminino. Mesmo assim, dados sugerem que homens canhotos são mais comuns do que
    mulheres.
  9. Uma prova de que a habilidade com a mão esquerda é transmitida entre famílias são os canhotos da família real britânica: a Rainha Elizabeth, o Príncipe Charles e o Príncipe William são canhotos.
  10. Os canhotos sempre foram uma minoria - de acordo com historiadores, até em Neandertais os destros eram dominantes.
  11. Canhotos ficam envergonhados mais facilmente - segundo cientistas da Universidade Abertay, na Escócia, os canhotos costumam afirmar que se preocupam com seus erros e com críticas mais do que os destros, considerados mais impulsivos.
  12. Enquanto o mito diz que canhotos têm mais chances de serem alcoólatras, uma pesquisa feita com 25 mil pessoas de 12 países revelou que não há essa tendência - apesar de canhotos beberem com mais frequência o desenvolvimento de alcoolismo não pode ser relacionado.
  13. Mamíferos também podem ser destros ou canhotos, de acordo com Stanley Coren, psicólogo da Universidade de British Columbia. É possível notar que eles favorecem o uso de uma pata dianteira em detrimento da outra.
  14. Há estudos que apontam que os canhotos vivem, em média, 9 anos a menos do que destros.
  15. Entre homens, estima-se que os canhotos sejam 15% mais ricos. Se analisados homens que foram para a faculdade, o número sobe para 26%.
  16. Apenas 50% dos canhotos usa o mouse do computador com a mão esquerda. Da mesma forma, 68% usam a mão direita para cortar algo com tesouras e 74% cortam alimentos com a faca na mão direita. São reflexos de uma sociedade majoritariamente destra.
  17. Estatisticamente, quanto mais velha é a mãe, maior a chance de seu filho ser canhoto - embora o motivo ainda não seja conhecido pela ciência.
  18. Canhotos alcançam a puberdade de 4 a 5 meses depois de destros.
  19. Jogadores de videogame canhotos conseguem responder a estímulos variados mais rápido - logo, pelo seu tempo de reação menor, costumam jogar melhor do que destros.
  20. Enquanto 10% da população é de canhotos, a taxa de participação de canhotos no Mensa (sociedade que reúne as pessoas com os maiores QIs do mundo) é de 20% - sugerindo que eles tem mais probabilidade de serem gênios. 
Alguns materiais fabricados para canhotos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores