Translate

15 julho, 2018

Windy Chien, a rainha dos nós


Eu moro em San Francisco, sou chinesa americana e estou completando 50 anos este ano.
Eu estou atualmente na minha terceira vida, por assim dizer. Nos meus 20 e 30 anos, eu possuía uma loja de discos, depois estive na Apple por quase uma década. Deixei a vida corporativa porque percebi que minhas duas carreiras anteriores tinham sido principalmente sobre curadoria e apoio ao trabalho de outros artistas - meus músicos e artistas amigos na loja de discos, e o trabalho de músicos, designers e desenvolvedores de jogos cujo trabalho a Apple promove. Essas foram experiências maravilhosas, mas no final dos meus 40 anos, não foi o suficiente - eu queria explorar minha própria criatividade. Eu corri um grande risco em estabelecer o objetivo que eu queria viver da minha arte, mas isso aconteceu. Hoje em dia, estou imaginando quais devem ser meus próximos objetivos!

No quarto dia de janeiro de 2016, eu estava em casa, em San Francisco, no galpão de marcenaria do quintal, varrendo a serragem, arrumando a oficina, ciente do novo ano à frente. 

Eu me perguntei, ociosamente, o que isso poderia trazer. 

O que aconteceu a seguir - num piscar de olhos - foi completamente inesperado: eu tinha um "momento de lâmpada" real, o tipo que eu achava que acontecia apenas na ficção. 


No espaço de segundos, um ano inteiro de nós se estabeleceu para mim. Sim, nós - como na corda, amarrados.

A maioria dos macramês compreende os mesmos dois ou três tipos de nós repetidos várias vezes em combinações variadas. 

Embora tenha achado a atividade feliz, senti-me limitado pelo número limitado de nós de uso comum.


2016 desenrolou-se em minha mente enquanto eu varria:  eu aprenderia um novo nó todos os dias do ano . 

Eu colocaria os resultados diários no Instagram, não apenas para me manter responsável, mas como uma referência e um registro. 

Eu incluiria legendas explicando os nomes, históricos e utilidade dos nós, para que outros pudessem aprender comigo. 
Eu não tinha ideia então se os outros estariam interessados, mas eu esperava que eles estivessem.



Se voce estiver curioso para ver todos os 366 nós que Chien fez em 2016 de um pulinho em seu instagram.

E conheça, também um pouco do trabalho da artista, clicando AQUI.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores