Translate

18 junho, 2017

12 Brincadeiras de São João

Corrida do milho
Desenhe no chão duas linhas paralelas e distantes. Atrás de uma das linhas, coloque uma bacia com grãos de milho. Atrás da outra linha, os participantes são reunidos aos pares - um deles segura uma colher e o outro um copo descartável. Dado o sinal, os participantes com a colher correm até a bacia, enchem a colher com milho e voltam para a linha de largada. Lá, devem colocar o milho no copo que seu parceiro segura. Vence a dupla que primeiro encher o copinho com milho.
Derruba latasSobre uma mesa, coloque latas vazias de refrigerante. Faça uma linha de arremesso a cerca de 1,5 metros de distância. Cada participante recebe três bolinhas, para fazer três tentativas. Uma pessoa deve anotar o número de latas derrubadas em cada tentativa. Vence quem derrubar mais latas.
BingoPara brincar de bingo, é preciso combinar com todos os participantes um valor simbólico em dinheiro para cada cartela ou oferecer um prêmio para quem preencher primeiro uma cartela. Também é importante ter uma pessoa animada para cantar os números.
Jogo das argolasEncha com água garrafas plásticas de refrigerante. Amarre-as no chão com pelo menos um palmo de distância entre elas. Faça uma linha de arremesso a cerca de 1,5 metro de distância. Cada participante deve receber cinco argolas para fazer cinco tentativas de acerto. Vence quem acertar mais argolas nos gargalos das garrafas.
Boca do PalhaçoCada jogador arremessará a bolinha 05 vezes seguidas. Cada vez que o jogador encaixar a bolinha na boca do palhaço, marcará pontos. Vencerá o jogador que conseguir jogar mais bolinhas dentro da boca do palhaço.

Pescaria
Recorte vários peixes em cartolina colorida. No lugar da boca do peixe, faça um pequeno recorte e prenda um clipe. Amarre um barbante em cada vara de pescar. Depois, na outra ponta do barbante, amarre um outro clipe aberto na lateral. O clipe, quando aberto, tem o formato de gancho, como um anzol. Os convidados podem pescar os peixes numa grande bacia com areia. Vence quem pescar mais!
Casamento caipiraO casamento caipira também é chamado de "casório matuto" ou "casamento na roça". Basta organizar um casamento falso, com muitas brincadeiras. A história pode sofrer pequenas variações, mas o enredo é sempre o mesmo: a noiva fica grávida antes do casamento e os pais obrigam o noivo a se casar com ela. Desesperado, o noivo tenta fugir, mas é impedido pelo delegado e seus soldados, que arrastam o "condenado" ao altar e vigiam a cerimônia. Depois que o casamento é realizado, inicia-se a quadrilha.
CadeiaEscolha um local isolado ou cercado por cadeiras para ser a cadeia. Convide alguns amigos para tomarem conta do lugar. Durante a festa, os convidados podem indicar as pessoas que devem ser presas. O preso vai até a cadeia e mostra uma habilidade para ser solto, que pode ser: cantar, recitar, dançar, fazer uma imitação etc.
Correio eleganteÉ um serviço de entrega de mensagens durante a festa. Você escreve um bilhete e pede para entregarem ao destinário. Se a festa for grande, o correio pode ficar numa mesa, onde os cartões são escritos por uma pessoa e entregues por outra. É uma ótima oportunidade para as moças paquerarem.
QuadrilhaÉ hora balançar! Homens e mulheres devem dançar de braços dados. Escolha um casal para fazer os passos que devem ser seguidos...
Conheça os significados de alguns comandos da quadrilha:
Balancê: os casais dançam juntos balançando em seus lugares. Cumprimento: em filas de frente uma da outra, homens e mulheres se aproximam até se encontrarem e se cumprimentam. Balancê com seus pares: os pares, rodando, dão uma volta, no mesmo lugar. Viravortê: em círculo, cada cavalheiro passa a dama para o cavalheiro de trás. O mesmo passo é repetido até que todas alcancem seus pares. Caminho da roça: as damas vão puxando os cavalheiros formando um grande círculo e depois voltando para a formação em fila. Cestinha de flores: as damas levantam os braços por cima dos ombros e dão as mãos aos seus cavalheiros. 
Caça ao Objeto 
Faz-se uma lista de objetos fáceis de serem encontrados no local onde a festa será realizada.
Reúne-se os participantes para avisá-los do tempo disponível e o nome do objeto que devem procurar. Ao sinal de um apito todos correm para procurá-lo. Ao sinal de outro apito devem retornar pois é o aviso de que o tempo terminou ou o objeto já foi achado.
O primeiro que retornar com o objeto pedido é o vencedor. Se o objeto não for encontrado, pede-se o seguinte da lista. 
Corrida com Ovo na Colher Na corrida com ovo na colher, em que os participantes correm equilibrando um ovo na ponta de uma colher. Quem deixar cair o ovo é desclassificado, ganha quem chegar primeiro com o ovo intacto e sem ajuda da outra mão. Uma outra opção para dificultar a brincadeira é correr com a colher na boca. A corrida também pode ser feita em dupla, o primeiro corredor corre até seu parceiro, entrega a colher com o ovo intacto e o parceiro corre até a linha de chegada. 
 Fontes: Revista Claudia
              circuitosaojoao

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores