07 abril, 2020

O que são antioxidantes?

Antioxidantes são substâncias capazes de proteger as células sadias do organismo contra a ação oxidante dos radicais livres.

Mas o que são radicais livres?

Os radicais livres (agentes oxidantes) são moléculas instáveis que buscam atingir a estabilidade travando reações químicas de transferência de elétrons (oxi-redução) com células vizinhas. Apesar de fundamentais para a saúde, quando em excesso, os radicais livres passam a oxidar células saudáveis, como proteínas, lipídios e DNA.


Sistemas de defesa antioxidante

Sistema enzimático (endógeno) 
Formado por um conjunto de enzimas produzidas naturalmente pelo organismo. 

Sistema não-enzimático (exógeno)
Composto por grupos de substâncias como vitaminas, substâncias vegetais e sais minerais que podem ser ingeridos por meio da dieta alimentar.

Os principais antioxidantes do sistema não-enzimático são:


Beta-caroteno e licopeno
Encontrados em alimentos avermelhados, alaranjados e amarelados, como cenoura, tomate, laranja, pêssego, abóbora; e em vegetais verde-escuros, como brócolis, ervilha e espinafre.

Curcumina
Cúrcuma, açafrão e curry são fontes de curcumina.

Flavanoides
São encontrados em frutas, como uva, morango, maçã, romã, mirtilo (blueberry), framboesa e em outras frutas de coloração avermelhada; em vegetais como brócolis, espinafre, salsa e couve; nas nozes, soja, linhaça; além de serem encontrados em bebidas, como no vinho tinto, chás, café e cerveja, e até no chocolate e no mel.

Vitamina A (retinol)
Está presente em alimentos como cenoura, espinafre, manga e mamão.

Vitamina C (ácido ascórbico)
É possível ingerir vitamina C em frutas: melão, melão cantaloupe, acerola, frutas cítricas (laranjas, limões, tangerinas) kiwi, manga, mamão, abacaxi, mirtilo, morango, framboesa e oxicoco; e em vegetais: brócolis, couve flor de bruxelas, couve flor, pimentão vermelho e verde, espinafre, batata, batata doce, moranga e tomate.

Vitamina E (tocoferois)
Ela pode ser encontrada em óleos vegetais e derivados, folhas verdes, oleagionosas (castanha do pará, avelã, amêndoa, nozes) e sementes, cereais integrais e vegetais folhosos: espinafre, agrião, rúcula, entre outros.

Cobre
Feijão, grãos-de-bico, lentilhas, sementes de girassol, amendoim, passas, nozes, amêndoas e legumes são ótimas fontes de cobre.

Selênio
Os alimentos ricos em Selênio são principalmente castanha-do-pará, arroz integral e sementes de girassol.

Zinco
Sementes de abóbora, feijão de soja cozido, amêndoa e amendoim são fontes de zinco.

Suplementos vitamínicos
É indicado que a suplementação, através de vitaminas em cápsulas, seja feita apenas com base em uma recomendação médica, uma vez que as pessoas têm necessidades vitamínicas diferentes.

Dessa maneira, é fundamental manter a qualidade do sistema de defesa antioxidante por meio da ingestão de antioxidantes.

Recomendo que leia esta matéria completa no site do Ecycle para entender melhor os efeitos dos radicais livres sobre nosso corpo. 

Fonte: ecycle

Nenhum comentário:

Postar um comentário