Translate

07 março, 2021

Ervas, Especiarias e Condimentos de A a C

     DICAS:

  1. Ervas, especiarias e condimentos são ingredientes que servem para receitas e como elementos de decoração e acabamento.
  2. A maior parte das especiarias é encontrada em forma de pó e grãos.
  3. Ervas aromáticas podem ser encontradas frescas ou secas. Se utilizar as secas, reduza a quantidade, pois os sabores e aromas são mais concentrados.
  4. Compre ervas secas e especiarias em embalagens pequenas, pois com o passar do tempo, o sabor e o aroma tendem a diminuir.
  5. Bouquet-garni: palavra de origem francesa para definir um buquê feito com salsa, louro e tomilho, amarradas em maço, ou envolvidas em gaze. Usado em sopas e ensopados e retirado no final do cozimento.

  6. Clique nos títulos para saber mais.


Açafrão

É recomendável adquiri-lo em estigmas, pois, por ser um dos temperos mais caros que existem, ele sofre muitas adulterações. Você deve moer e diluir em líquido antes de adicionar à receita.
O açafrão é capaz de transmitir aromas profundos e um toque vagamente amargo, sendo insubstituível em paellas e pratos do mediterrâneo e Europa.
Pode ser usado também para fazer bolos, pães e sobremesas.

*Açafrão da terra: veja Cúrcuma

*Aipo: veja Salsão

Alcaparra
De sabor marcante e característico, são colhidas ainda em botão e conservadas, geralmente, em vidros com vinagre. Enriquece saladas, peixes e carnes. Combina com molhos à base de manteiga, molhos com tomates e maionese.

Alcarávia ou Kümmel
Faz parte das culinárias alemã e austríaca e é usada na preparação de bolos, pães, biscoitos, patês, chucrute, sopas, licores, salgados e saladas.
Faz parte da formulação do licor alemão Kümmel, nome pelo qual também ficou conhecida.
São utilizadas as raízes, folhas e sementes.


Alecrim

Com odor agradável e forte, é ingrediente indispensável em assados à base de carne, frango, peixes, pães e massas. Faz um casamento perfeito com azeite de oliva e alho.
Durante a preparação de um churrasco, muitas pessoas juntam alecrim ao carvão em brasa, para que a carne fique com o aroma especial dessa planta.


Alfavaca 
Usa-se para condimentar carne, sopas e molhos. A parte da planta com mais interesse é a folha, que é também indicada para decoração pela cor verde brilhante. 
Na medicina alternativa, o sumo das folhas de alfavaca com mel de abelhas é usado para tratar bronquite, tosse, febre e catarro.
O chá das folhas desta planta é benéfico para tratar problemas digestivos, dores menstruais e em bochechos trata problemas de garganta e boca.
Fácil de se ter em casa plantada. Pode-se deixar secar as folhas e guardar em vidro.

Alho
O alho é um dos ingredientes mais importantes da culinária. Acrescenta sabor e aroma marcantes, por isso deve ser utilizado com cuidado, pois pode sobrepor-se ao sabor de outros ingredientes da receita. Ao refogar o alho, deve-se evitar dourar em excesso, pois isso trará um sabor amargo na preparação.

Alho-Poró 
De sabor acebolado suave, ele pode ser consumido cru, mas é mais comumente preparado em pratos cozidos. A parte branca é utilizada em refogados, como recheio de tortas e quiches, com massas e em diversos molhos. A parte verde é indicada para aromatizar caldos, sopas e ensopados e voce encontra, também, desidratado.


Aniz estrelado
Com forma de estrela, essa especiaria é usada em pratos orientais que levam na preparação porco, pato, galinha ou vegetais; pratos temperados com molho de soja. Também no preparo de doces. Pode ser acrescentada ao chá mate dando um sabor especial.



Azeite-de-dendê ou óleo de dendê
É o óleo extraído dos frutos de um tipo de palmeira, o dendezeiro. É ingrediente indispensável na culinária baiana. Para ser comercializado, esse azeite passa por um processo de refinamento, em que perde todo o seu conteúdo de vitamina A e E.

Azeitona 
Utilizado como antepasto, no preparo de molhos e como decoração, a azeitona é indispensável em alguma pizzas, nas empadinhas e em recheios para pastel.
Por ser composta por cerca de 25% azeite de oliva, acaba sendo utilizada para incrementar os níveis do "bom colesterol" (HDL), mas apesar de benéfica a azeitona contém gordura e sódio, e deve ser consumida com moderação.

Baunilha
Descoberta no México, em 1571, a baunilha é amplamente utilizada em cremes de Pâtisserie, pudins, molhos doces, bolos e sorvetes. 
É possível comprar a famosa essência no supermercado, em um vidrinho para a realização de receitas gastronômicas, mas a forma in natura, em fava, é conhecidamente mais saborosa.

Baunilha do Cerrado
A versão encontrada em solo brasileiro nasce em belas orquídeas amarelas e tem vagens de tamanho muito superior às encontradas na África.
É a baunilha do Cerrado, ou baunilha-banana e tem o nome científico Vanila edwalli.


Cajun
O tempero cajun possui algumas variações, mas é composto basicamente por páprica, tomilho, mostarda, alho, cebola, mais de um tipo de pimenta e orégano. 
Tudo isso deixa o tempero cajun com sabor picante e aroma intenso, mas isso também depende da proporção que é utilizada de cada ingrediente.

Canela

É a casca de uma árvore e pode ser usada aos pedaços (canela em pau) ou moída (canela me pó). Em pau, emprega-se em doces, como o doce de abóbora, coco e outros. Em pó, pode ser salpicada em doces, em bananas, nos mingaus e em outras receitas. Fica excelente no sorvete também. A culinária do Oriente Médio utiliza a canela como um dos seus principais temperos, inclusive para pratos salgados.

                                    
Cardamomo 
Esse tempero é característico da culinária indiana, adicionado em diversos doces e também em chás e café. As sementes do cardamomo podem ser usadas para preparar pães, bolos, biscoitos e tortas, além de serem úteis ainda para marinar carnes e frangos e também é um ótimo aromatizador para o arroz.  Ele pode ser utilizado inteiro ou moído, bem como amassado e também tostado com algum óleo antes de ser colocado na receita.

Cebola
Ingrediente indispensável na culinária. É a base da maioria dos refogados e entra na preparação de milhares de receitas. Pode ser utilizada crua, refogada, assada, frita, cozida ou desidratada em flocos. 


Cebolinha-verde
Seu sabor é delicado e agradável. Pode ser usada como tempero para diversas receitas. Bastante utilizada na culinária típica brasileira, faz um bom par com a salsinha ou o coentro.
Ciboulette: cebolinha verde francesa, mais fina do que a cebolinha comum.


Cheiro-verde

Dependendo da região, pode ser uma mistura de cebolinha com salsa ou cebolinha com coentro.


Chili
É uma mistura de pimentas picantes e especiarias. Tradicional da culinária mexicana, é muito usada, principalmente, para fazer o famoso Chili com carne.


Coentro

As folhas do coentro são aromáticas e podem ser empregadas para tempero de peixes e moquecas. É utilizado também em cozinhas mais exóticas, como a tailandesa e a mexicana.


Cogumelos
Atualmente, encontramos várias qualidades de cogumelos, como Paris, Shiitake, Shimeji, etc. Encontram-se também os cogumelos secos ou desidratados, que possuem um sabor forte e marcante. Devem ser reidratados antes de serem utilizados nas receitas. 


Colorau

O colorífico ou colorau é um condimento constituído pela mistura de fubá com o pigmento extraído das sementes do urucuzeiro, árvore nativa brasileira. Emprega-se para dar coloração vermelho-alaranjada a arroz, patês, molhos, aves e carnes de todos os tipos, na tradicional moqueca capixaba e em outras receitas.


Cominho
É uma semente pequena e alongada. Pode ser utilizada em grãos, para polvilhar pães salgados, ou em pó, como tempero de carnes de panela ou de assados. É um tempero básico da culinária regional nordestina. Apresenta um sabor forte, deve ser usado moderadamente, pois tende a dominar os sabores da receita.

Cravo-da-Índia
Tem a forma de um pequeno botão de flor e aroma forte e picante. Utiliza-se inteiro em doces, sejam em calda ou em pasta. É empregado também em bebidas, como quentão e vinho quente à brasileira. Em pó, serve para temperar carnes, ensopados e receitas de bolos, tortas e pães.

Cúrcuma ou Açafrão da Terra 
É uma raiz da família do gengibre, porém não possui o ardor característico do gengibre. Em comum com o original açafrão, só tem a capacidade de dar coloração a receita. Possui sabor terroso e levemente apimentado e isso garante que essa especiaria ajude a realçar os sabores nos pratos.
Usa-se nos ovos mexidos, arroz, carnes, frangos e caldos, também combinam bem em maças assadas ou pães.


Curry ou Caril 
É uma mistura de várias ervas e especiarias, que podem variar de acordo com a região e o costume. Normalmente entra gengibre, pimenta dedo-de-moça, pimenta vermelha, canela em rama, cominho, pimenta-do-reino, cardamomo, cravo, erva-doce, cúrcuma e coentro em grãos.
De sabor acentuado, é um símbolo das culinárias indiana, tailandesa e de países indo-portugueses. Muito usado em pratos com frango, carnes, peixes, camarões, arroz e molhos.

Obs.: Esta lista estará sempre em atualização, por isso, se voce souber de um tempero que falta mencionar aqui, por favor, deixe nos comentários.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores