Ele decolou, voou sem problemas, circulou ao redor do aeródromo para a audiência pública, e a aterrissagem foi livre de drama, com todas as quatro rodas do carro tocando o chão ao mesmo tempo.
Após o pouso, o piloto mostrou uma característica crucial: asas motorizadas auto-dobráveis.
O motorista pode dobrar as asas depois de um voo e estar pronto para dirigir na rua sem ter que sair do veículo.
Na época a empresa deu previsão para ir à venda em 2015 ou 2016 por aproximadamente 279 mil dólares e começou a receber depósitos reembolsáveis para reserva de seus dois modelos de carros voadores, o Transition, dois lugares e o TF-X, quatro lugares.
Matéria publicada em julho de 2013 - autoblog
Agora esperamos, também, a chegada do modelo da Aeromobil, empresa da Eslováquia, exibido em março durante o festival South by Southwest (SXSW), em Austin, nos Estados Unidos.
O roadster de vôo, um desportivo de dois lugares que se transforma em uma aeronave esportiva leve, tem o objetivo de ir à venda em apenas dois anos.
"Acreditamos que em 2017 nós vamos ser capazes de lançar isto no mercado", disse Juraj Vaculik, co-fundador e CEO da empresa.
Produzido, inicialmente, para distâncias de, até 640 km, ainda não há previsão de custos, mas, o veículo de edição limitada é destinado a "ricos compradores de carros de luxo e entusiastas de vôo", disse ainda Vaculik. É equipado com piloto automático parcial e um pára-quedas que irá abrir automaticamente se o piloto cair doente.
No outono passado, em Viena, ele exibiu um protótipo avançado do roadster voando, Aeromobil 3.0, que pode caber em espaços de estacionamento regulares e decolar e pousar em pistas de grama de 200 metros de comprimento.
"Agora nós não precisamos nem de aeroportos", disse Vaculik.
A empresa já está planejando um carro voador para as massas - um que é totalmente autônomo, auto-condução e auto-voador.
Matéria publicada em março de 2015 - CBC
Verifique a decolagem, vôo e aterrissagem nos vídeos abaixo.
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