As
alianças e as parcerias entre produtores, varejistas e fornecedores
podem trazer significativas vantagens competitivas.
Essa
estratégia, que constitui uma tendência verificada em todos os segmentos
da atividade empresarial, assegura resposta ágil às necessidades
dos clientes com um baixo custo para as empresas.
Obter
informações rápidas sobre a ação dos clientes nos pontos de venda
permite um adequado planejamento da produção e da distribuição,
diminui os custos e os níveis de estoque e proporciona adequada
gestão dos preços da mercadoria, espaços na prateleira, esforços
promocionais etc.
Também
vem ocorrendo outros acordos de colaboração entre empresas
diferentes, tais como a partilha de aptidões para o desenvolvimento
conjunto de novos produtos, contratos de longo prazo,
licenciamento, franquias etc. assim como já apontamos as fusões
ocorridas recentemente, que nada são mais do que alianças estratégicas
visando ganhar fatias maiores de mercado, se preparando
ainda mais para enfrentar a concorrência.Outras formas
de
alianças estratégicas envolvem aspectos como:
•
Propaganda colaborativa, quando duas ou mais empresas fazem
ações conjuntas de propaganda e promoção de empreendimentos
ou produtos nos quais têm interesses comuns;
•
Parcerias em planejamento e desenvolvimento de novos produtos;
•
Distribuição comum, quando uma empresa distribui produtos de
outras ou então várias empresas se juntam, unindo suas estruturas
para a distribuição de produtos de todas;
•
Participação cooperativa em licitações, quando empresas diferentes
(e às vezes concorrentes) se unem para conquistar contratos
de interesse mútuo;
•
Fabricação cruzada, quando uma empresa ou várias empresas fabricam
produtos com uma marca pertencente a uma delas ou a uma
terceira, aproveitando suas linhas de montagem.
Para
que o novo empreendedor venda bem, é necessário que compre
bem e responda rapidamente às necessidades dos clientes.
Por isso é que as alianças
e parcerias estratégicas vieram para ficar.
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