Pesquisadores da Universidade Northeatern, nos Estados Unidos, descobriram que uma fofoca negativa faz com que você observe mais longamente um rosto, o que seria uma forma de se defender de algo potencialmente perigoso.
“Imagine que eu e você temos um amigo em comum e eu te digo que este amigo mentiu para o marido ou esposa. Isto pode mudar a forma como você se sente em relação ao seu amigo – você pode pensar que ele não é uma pessoa tão legal assim. O que descobrimos é que isto também muda a forma como você enxerga visualmente seu amigo. Ou seja: fofoca afeta seu sistema visual”, explicou ao iG Eric Anderson, que liderou o estudo publicado hoje (19) na revista especializada Science.
E completou: “ficamos surpresos que a fofoca influencie a visão, embora obviamente pensassemos que era possível que isto ocorresse. Em geral pensa-se que o sistema visual é separado dos sentimentos. Mostramos que não é assim. O que você sente e como em relação a uma pessoa influencia o que você enxerga”.
Os pesquisadores chegaram a esta conclusão utilizando um fenômeno visual. “Quando te mostro imagens, uma em cada olho, você verá apenas uma delas. Pode parecer estranho, mas é a forma como o cérebro funciona. Então se eu ponho um rosto para um olho enxergar e uma casa para o outro, você verá um e depois a outra. O que descobrimos é que se colocamos um rosto em um olho e uma casa no outro e te contamos uma fofoca sobre aquele rosto você irá enxergá-lo por mais tempo do que se não tivéssemos falado nada sobre ele. Agora se falamos algo positivo ou neutro sobre aquele rosto não há diferença de tempo”, explicou novamente Anderson.
Após a fofoca, o próximo passo da pesquisa é estudar distúrbios de ansiedade. “As fofocas fazem literalmente as pessoas enxergar mais problemas ou ver menos sorrisos? Isto pode alimentar a ansiedade, se tornar um círculo vicioso e levar a um distúrbio de ansiedade”, afirmou Anderson.
Nenhum comentário:
Postar um comentário