Translate

07 março, 2016

Festa do pijama - aprenda a organizar

Sobre o número de convidados, o ideal é adaptar a festa ao espaço físico disponível em casa, para que todas as crianças fiquem acomodadas, com conforto. De 3 a 4 crianças dormindo no mesmo quarto considera-se uma quantidade OK, mas para um número maior de visitantes, vale pedir que cada um traga seu saco de dormir ou colchãozinho.

Lista de atividades

O mais importante é planejar uma série de atividades e realizá-las de acordo
com horários predefinidos ou conforme o pique das crianças for se revelando.
Hora da culinária, dos jogos, momento da arte (onde todos precisam desenhar e contar uma história) e a hora do cinema.
Trabalhos manuais para decorarem pantufas ou nécessaires podem, inclusive, virar lembrancinha da festa, e também jogos em grupo, como Uno e Twist. Outra boa pedida é decorar cookies ou cupcakes.
Uma oficina de brigadeiros em que as próprias crianças enrolam os doces e os decoram com bolinhas e estrelinhas é superfácil de fazer e garantia de diversão. A boa e velha guerra de travesseiros também!

Na hora do lanchinho, não há regra para o cardápio, mas a dica é não inventar muito para conseguir agradar a todos. “Recebemos pedidos desde finger foods e sanduíches saudáveis até cachorro-quente e hamburguinho com brigadeiro e bolo. Mas é sempre bom checar se há alguma criança com restrição alimentar, como diabete ou intolerância a glúten”, afirma Liege Arcari Stengel, planejadora de festas personalizadas na Pimpampoparty.
A comida tem de ser rápida e prática: pizza, sanduíches mistos com batatas fritas, yogurte e leite, chocolate quente, pipocas, bolachas, bolo de aniversário, donuts ou cupcakes são algumas boas sugestões para saciar o apetite da pequenada. 

Outro detalhe importante é preparar um café da manhã bem gostoso e reforçado, com pães, bolos, frutas, queijo e achocolatado. Essa é uma ótima atividade de encerramento da festa do pijama, um pouco antes de os pais buscarem os filhos. Enviar um convite estipulando a hora de início e término da festa. Mas o horário de buscar não pode ser muito cedo, porque as crianças vão dormir até tarde e precisam curtir o café da manhã.

No convite, faça uma listinha do que os convidados precisam trazer. Além do pijama (é claro!), a lista pode conter itens de higiene pessoal, uma troca de roupa e um bichinho de pelúcia ou brinquedo favorito, para que a criança tenha alguma referência de casa. Anote seus contatos e peça também que os pais mandem na mochila seus nomes e celulares, no caso de imprevistos ou emergências;

Transforme o momento do banho em algo divertido. Em festas só de meninos ou só de meninas, formar pares para o banho pode ser uma boa ideia. a definição das duplas vira brincadeira, já que fazemos um sorteio para não dar briga.

Deixe a sessão cinema como última atividade do primeiro dia. Colocar todo mundo para assistir algum filme, já nas camas ou colchões. De tanto que brincaram, elas mal conseguem terminar de assistir. Parece mágica: quando uma dorme, vira efeito dominó.

É normal que alguma criança peça para voltar para casa durante à noite. Mas não se desespere! Muitas vezes trata-se de um pedido momentâneo e uma boa dica é tentar acalmá-la com uma leitura por exemplo. Mas se ainda assim a criança não estiver confortável, não hesite em contatar os pais para que eles decidam o que fazer;

Torne o encontro inesquecível. Tire muitas fotos do seu filho ou filha com cada um dos amiguinhos. 
Uma das atrações da festa pode ser decorar um porta-retrato com cola glitter e estrelinhas, pedindo para que cada convidado coloque seu nome. Aí é só colocar a foto do amigo ou amiga com seu pequeno ou pequena e está pronta uma linda lembrança para as crianças levarem para a casa. 

disneybabble

Festa do pijama: o que não pode faltar

- Lanterna. Porque algumas brincadeiras são muito mais divertidas no escuro. Como contar histórias de terror!

- Fronha de autógrafos
Peça para trazerem uma fronha antiga, quando estiver todo mundo junto, antes de dormir, peça para cada amigo escrever um recadinho para a outro nas fronhas. Não se esqueça de usar caneta para tecido e de colocar a data!



O convite
Por ser um tipo de festa diferente, a organização de uma festa do pijama requer um convite à altura! Embora possam ser comprados, porque não confeccionar os próprios convites juntamente com o seu filho numa tarde de chuva – inspirem-se em imagens de camas, almofadas e pantufas para criarem convites divertidos e irresistíveis. 

O espaço
A diversão de uma festa do pijama está no partilhar de um espaço, por isso, não se preocupe se não tem camas para todos os pequenos convidados – eles vão adorar dormir em sacos cama no chão da sala todos juntos! Decida que espaço da casa vai utilizar para a festa do pijama e remova todo o mobiliário, bem como elementos decorativos valiosos e/ou frágeis, colocando-os noutra divisão. Tem de existir espaço suficiente para acomodar todos os sacos de cama e pode sempre adicionar algumas almofadas e pufs para tornar o ambiente ainda mais confortável. A decoração pode ser festiva e adequada a um aniversário, com balões e grinaldas, ou alusiva ao próprio tema da noite: estenda uma corda de uma ponta da sala à outra e pendure pijamas, fronhas de almofada, meias, pantufas e peluches – assim também há suplentes no caso de alguém se esquecer de alguma coisa! Pode, no entanto, escolher outra temática: colar autocolantes que brilham no escuro nas paredes (lua, estrelas e planetas…); se for uma festa para um menino, pode criar um ambiente de campismo e montar tendas; se for uma festa para uma menina, pode recriar um ambiente spa com um salão para pintar as unhas. Ideias para festas infantis não faltam, por isso, transforme a festa do pijama num evento original e inesquecível. Tenha ainda um espaço adjacente, mais privativo, onde as crianças possam vestir os pijamas e guardar as suas coisas. Quando receber os pequenos convidados, indique-lhes este local, bem como a casa de banho. Depois, deixe que se sintam em casa!

As atividades
Uma festa do pijama não será completa sem um filme divertido e uma animada luta de almofadas, mas existem muitas outras atividades e jogos, perfeitos para uma noite de festa. Disponibilize um cesto cheio de jogos de tabuleiro para momentos mais tranquilos e uma ou duas máquinas fotográficas descartáveis para que sejam as próprias crianças a fotografar a festa do pijama. Outras ideias originais incluem: fazer bijouteria, concurso de karaoke, jogar bingo, caça ao tesouro, jogo do saco de cama (uma criança sai da sala e as restantes escondem-se noutros sacos de cama que não o seu, a criança volta a entrar e tem de adivinhar quem está aonde!); ou decorar fronhas de almofada brancas com marcadores para tecidos para depois as crianças poderem dormir sobre as suas obras de arte! Se as crianças forem muito pequenas, o mais certo é necessitarem de supervisão constante – combine com mais um ou dois adultos, que até podem ser pais das crianças convidadas. As crianças mais velhas já se entretêm melhor e vão adorar serem “independentes” por uma noite – basta ir espreitando como está a correr a festa do pijama a cada 15 ou 20 minutos. Divirtam-se e boa noite!

7 jogos divertidos para festas infantis

1. Ovos a rolar
Coza alguns ovos e utilize-os numa corrida divertida – cada criança tem de empurrar, com o seu nariz, um ovo cozido desde o ponto de partida até à meta. Este jogo pode ser disputado no chão da sala ou no jardim e a primeira criança a atravessar a meta com o seu ovo é a vencedora.

2. Pena no ar
Dê a cada criança uma pena. Quando for dado o sinal de partida, cada criança deve soprar a sua pena de forma a mantê-la no ar. Este jogo pode ainda ser jogado em equipe, sendo que todas as crianças sopram para manter uma única pena no ar. O vencedor é aquela criança ou equipe que conseguir manter a sua pena mais tempo a flutuar.

3. Balões de água a voar
As crianças devem ser divididas em grupos de dois e alinhadas de forma a estarem de frente para o seu par. É dado a cada par um balão cheio de água e quando for emitido o sinal de partida, uma das crianças atira o balão ao seu par; depois de cada lançamento e recepção bem-sucedida, as crianças andam um passo para trás para dificultar a tarefa. Sempre que um balão cair ou arrebentar, essa equipe é desqualificada, ganhando aquela que resistir até ao final com o seu balão de água intacto. Mais divertido do que lançar balões cheios de água é o momento em que arrebentam e molham toda a gente – o que faz deste um jogo perfeito para festas realizadas no Verão.

4. Corrida de moedas
Divida as crianças em duas equipes e peça-lhes para formarem duas filas. Dê a cada equipe um recipiente com o mesmo número de moedas e coloque no lado oposto do espaço onde vai decorrer o jogo, um recipiente vazio para cada equipe. Quanto mais pequenas forem as crianças, maiores devem ser os recipientes, para facilitar a tarefa. Quando for dado o sinal de partida, cada criança pega numa moeda, coloca-a entre os joelhos e tem de a transportar e largar dentro do recipiente vazio sem utilizar as mãos. Feito isso, corre de volta à sua equipe e segue a próxima criança. A equipa vencedora é aquela que conseguir transportar primeiro todas as suas moedas de um recipiente para o outro.

5. Dança das Cadeiras 
Coloque duas filas de cadeiras (com uma a menos do que o número total de crianças) de costas umas para as outras. Ligue a música para que as crianças dancem à volta das cadeiras – quando a música parar, todos têm de se sentar e quem ficar de pé sai do jogo. Antes de voltar a ligar a música, retire uma das cadeiras e assim sucessivamente. O vencedor é aquela criança que conseguir sentar-se na última cadeira. 

Dança das Cadeiras - versão especial
Existe ainda uma versão diferente deste jogo clássico onde ninguém sai a perder: em vez de desqualificar as crianças que ficarem de pé, estas têm de se sentar com outra pessoa e assim sucessivamente até todas as crianças estiverem empilhadas na última cadeira!

6. Caras desenhadas
Afixe duas cartolinas grandes a uma parede, desenhando um círculo em cada uma das folhas. Divida as crianças em duas equipes, peça-lhes para formarem duas filas e dê à primeira criança um lápis de cera ou marcador. Quando der o sinal de partida, a criança corre para a sua cartolina e tem de desenhar uma das características do rosto (olhos, sobrancelhas, nariz, boca, orelhas, cabelo…), correr de volta à sua equipe e passar o marcador à criança seguinte. A primeira equipe a completar o desenho do rosto ganha!

7. Prenda surpresa
Reúna uma pequena surpresa para cada criança que estiver na festa – uma pelucia, um chocolate, uma bola ou um chupa-chupa, por exemplo – e embrulhe-a. Depois embrulhe esse presente e a segunda surpresa juntas e assim sucessivamente até ter todas as surpresas embrulhadas num grande presente. Peça às crianças para se sentarem e formar um círculo, coloque música a tocar e passem o presente de criança para criança; quando a música parar de tocar quem tiver o presente na mão pode desembrulhar uma das camadas e ficar com essa surpresa. Repita até todas as crianças tiverem desembrulhado um presente.

pequenada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores