Translate

05 fevereiro, 2015

Volta às aulas - PAIS


A volta às aulas é um momento que mistura diversas emoções. As crianças ficam agitadas e ansiosas para o primeiro dia e, ao mesmo tempo, chateadas pelo fim das férias. Não importa se a escola é nova ou não: sempre bate aquele friozinho na barriga para conhecer a turma ou rever os amigos mais antigos. Por isso, cabe aos papais e às mamães conversar muito com a garotada para que essa ansiedade seja controlada, garantindo um período de aulas muito mais prazeroso e educativo.

A primeira semana de aula é fundamental, ao contrário do que muitos pais e alunos pensam. É neste momento que a criança é capaz de conhecer o território, os colegas e as regras da escola. Apesar da primeira semana não ter tanto conteúdo em questão de disciplina, é importantíssimo que as crianças se situem no contexto da escola e entrem no ritmo desta nova etapa. Mesmo que o ambiente de estudo seja o mesmo, cada período exige um comprometimento diferentes, conforme a criança vai amadurecendo.

A volta às aulas é uma experiência que acontece incontáveis vezes na vida da meninada, mas cada uma delas traz novos sentimentos e expectativas. Ajude o seu pequeno a se organizar com o material, dê bons conselhos para que ele entre no clima e boa sorte! A escola é o momento mais importante da vida dos baixinhos, já que é lá que eles aprendem não só conceitos teóricos como também a conviver com outras crianças e a se comportar em um grupo. 

Preparativos

  • Ao comprar o material escolar verifique se é possível utilizar algumas coisas do outro semestre.
  • Leve o seu filho para te ajudar a escolher os material escolar. É um ritual importante para que ela se sinta mais confortável com os itens selecionados.
  • Providencie o uniforme necessário e deixe-o em ordem.
  • Deixe claro a importância da escola, mas mostre que estudar pode ser prazeroso e divertido, para que eles tenham vontade de ir às aulas e sintam-se mais confiantes e determinados.
  • Incentive seu filho a ser organizado: isso pode ser um fator crucial para um bom desempenho.
  • Disponibilizar um cantinho para os estudos é importantíssimo para que a criança consiga se concentrar mais facilmente.
  • Estipular um horário para a criança dormir cria uma rotina saudável para os estudos. Assim, os baixinhos ficam com mais energia e conseguem se concentrar mais. Os primeiros dias são um pouco mais difíceis, mas aos poucos eles se acostumam a dormir cedo para acordar cedo.
  • Esteja aberto a receber os futuros amiguinhos em casa. Um bom convívio social dentro da escola é fundamental!
  • Ensine para o seu filho que as responsabilidades vêm antes da diversão. Porém, tudo pode ser negociado com uma boa conversa.
  • A parceria com a instituição é fundamental. Os pais devem educar as crianças juntos dos professores, com um processo integrado e articulado.
  • Se o seu filho usar mochilas de costas, explique a importância de carregar o menor peso possível, levando somente os itens necessários dentro dela.


A mudança de escola

A volta às aulas sempre é um momento tumultuado, ainda mais quando existe a mudança da escola. Por isso, é muito importante que os pais ajudem seus filhos a entrarem no clima da nova rotina, uma vez que o aluno precisa lidar com uma ruptura. 

É fundamental que os pais e professores deem condições para o jovem se enturmar, por meio de muita conversa e observando as dificuldades. Entender o que motiva aquele aluno também é interessante para que ele se sinta confortável dentro do novo ambiente. Se os pais acharem necessário, uma ideia é marcar uma reunião com os professores para que, juntos, eles ajudem a criança a se enturmar.

Quando o aluno muda de escola por não conseguir acompanhar o ritmo das aulas ou por não conseguir se encaixar na turma, os pais devem mostrar que o recomeço traz novas oportunidades. Ele tem a chance de se recompor e acertar o passo, já que ninguém o conhece. Deixe claro que ele precisa pensar não só como aluno, mas também como pessoa, apresentando a melhor forma de lidar com o espaço escolar.

Trocar experiências é uma outra alternativa que pode ajudar a criança a se sentir confiante, já que os pequenos têm mania de acreditar que são os únicos a passarem por este tipo de situação. Por isso, falar de como foi a sua infância e comparar com a do seu filho pode ser muito interessante para que ele se sinta apoiado e tranquilo por entender que no fim tudo dá certo.

Materiais

  • Cadernos: Os cadernos são um dos principais itens do material escolar. Eles ajudam a criança a acompanhar as aulas, anotar a matéria nova e estudar para as provas, tornando o seu aproveitamento em sala muito mais eficaz. Existem vários estudos que apontam para a escrita como a melhor maneira de se gravar o que está aprendendo. Você pode escolher um único caderno com várias divisórias ou comprar um para cada matéria. Tudo vai depender da exigência do professor e, posteriormente, da preferência do seu filho para que ele consiga se organizar. Os modelos são variados e capazes de agradar todos os gostos!


  • Estojos: Os estojos são responsáveis por guardar tudo o que o seu filho precisa para anotar a matéria nova, fazer a lição de casa, participar das aulas de artes e grifar trechos importantes. Se o seu filho prefere ter um estojo para os lápis grafites, borrachas e canetas e outro para os lápis de cor e canetinhas, o ideal é comprar dois estojos menores. Você também encontra aqueles que são capazes de armazenar todos os itens em um só estojo.


  • Lancheiras: A hora do recreio é uma das mais esperadas durante o dia da molecada. O sinal toca e todas as crianças saem correndo pelo corredor, animadas para a farra. Além das brincadeiras, é um momento em que a molecada já está com fome e precisa de alguma coisa para se alimentar. É aí que entram as lancheiras! As mamães podem preparar lanchinhos ou frutas para os seus pequenos se alimentarem durante o intervalo sem a preocupação de onde guardar estes itens. Com revestimentos duros para que a comida não seja amassada e modelos de vários personagens famosos do universo infantil, deixam a hora do lanche muito mais divertida e animada.


  • Mochilas: As mochilas, assim como todos os outros itens, também são parte do estudo e da diversão. No caso das mochilas de costas, é interessante que os papais e as mamães expliquem para a criançada que quanto menos peso ela tiver, melhor. Uma ideia é ver as aulas que eles terão em cada dia e só levar os livros e cadernos destinados à determinada matéria. Assim, a coluna deles fica muito mais saudável e perfeita para um ótimo desenvolvimento.


  • Material Escolar: Ao receber a lista dos itens necessários para a escola, reserve um tempinho do seu dia para comprar tudo o que for necessário junto do seu pequeno. Desta forma, ele pode escolher os seus itens preferidos e curtir muito mais os momentos de estudo. Para que seu filho não gaste muito mais do que o esperado, estipule uma média de preço para todos os gastos e passe para ele. Assim, ele terá que fazer as contas necessárias para não ultrapassar este valor e poderá dar mais valor ao que for comprado.


Fonte: tricae

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores