Translate

06 outubro, 2013

Dicas práticas - PEIXES


Com que frequência você consome peixe? De fácil digestão e sabor suave, o peixe é um alimento nutritivo que deve ser consumido, pelo menos, duas vezes por semana. Você só tem bons motivos para investir no consumo de pescados: além de saborosos, eles são ricos em proteínas de alta qualidade, ômega 3, vitaminas e minerais.

Ao comprar, preste atenção aos sinais que indicam se o peixe está fresco, como: guelras avermelhadas e olhos, escamas e pele brilhantes. Os pedaços ou filés devem ter uma textura firme, sem ressecamento ou descoloração, pois isso indica que o peixe pode ter sido recongelado.

Para eliminar o cheiro do peixe do recipiente do preparo
- Esfregue uma esponja embebida em álcool.

Para eliminar o cheiro do peixe da panela
- Ferva, dentro da panela que você usou para cozinhar peixe, algumas folhas de chá usadas. O cheiro desaparecerá completamente.

Peixe cozido mais firme e branco
- Acrescente um pouquinho de limão no líquido onde for cozido, ou esfregue um pouco de limão, antes de levá-lo ao fogo.


Peixe a milanesa bem torradinho
- Passe os pedaços primeiramente em leite salgado e em seguida na farinha de rosca. Depois frite como sempre, em óleo bem quente. As casquinhas ficarão crocantes.

Peixe frito
- Para que a carne endureça sem desmanchar na fritura, passe o peixe em sal grosso, antes de levá-lo ao fogo.

Como comprar peixe fresco inteiro
- Peça para retirar as vísceras e leve limpo pra casa. Isso conserva o peixe por mais tempo. Mergulhe-o numa tigela com água fresca. Se ele flutuar, está estragado.

Como comprar peixes congelados
- Olhe primeiro a temperatura do freezer. Ela deve estar entre 15 e 16 graus negativos para garantir a boa conservação.

Cozinhando Peixe sem Cheiro
- Basta colocar um colher (sopa) de leite fresco na panela.

Descamando um peixe 
- Antes de descamá-lo esfregue-o no vinagre ou na farinha de milho, ou ainda, coloque-os em água quente por alguns minutos. As escamas sairão com mais facilidade. Raspe as escamas utilizando o lado cego de uma faca, partindo da cauda em direção à cabeça, dos dois lados. 

Descongelando
Coloque-o na parte baixa da geladeira, para que descongele lentamente. Mas se estiver com pressa, coloque-o em água fria. Descongele o peixe no leite. Ele realça o sabor e retira o gosto de congelado. 

Para deixar a carne do peixe fresca e macia
- Congele a peça inteira em embalagens de leite cheias de água.

Dessalgando Bacalhau 
- Deixe de molho de 24 a 48 horas e tenha o cuidado de por a pele sempre para baixo. Assim ele não se desfaz ao ser preparado. Haddock exige um molho de 6 a 8 horas. Em ambos os casos, a água deve ser trocada constantemente. Retire o excesso de sal do bacalhau colocando-o de molho na água misturada com 1 xícara (café) de fubá. Se continuarem salgados, cozinhe-os no leite, ou ainda, dando uma fervida com uma colher (chá) de farinha de trigo.

Para que o polvo não fique duro
- Cozinhe, até estofar, com todos os temperos, menos o sal. Corte-os em pedacinhos e só então salgue. A água do preparo pode ser usada com sucesso, no preparo de risotos e sopas de peixe.

Tirando o Cheiro de Maresia do camarão
- Lave-o, escorra-o e passe-o em alho e óleo, sem fritar, antes do preparo de qualquer molho ou prato. 

Fritando o camarão
- Para que o camarão não fique encharcado, frite-os sem casca. Eles ficam mais crocantes se você deixá-los de molho por 30 minutos na água com uma pitada de bicarbonato de sódio antes de fritar.

Aproveitando a cabeça e a casca do camarão
- Torre-as no forno, bata no liquidificador, peneire e guarde em um pote. Acrescente pitadas desse preparado em qualquer prato e dê a ele um gostoso sabor.

Quando você for usar peixe, camarão ou outros frutos do mar em pratos frios, deixe que eles esfriem na própria água em que foram cozidos. Assim, conserva-se melhor o sabor.

Fonte: spfishpescados

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores