Translate

29 setembro, 2011

Frutas - engordam ou emagrecem?

Fontes naturais de vitaminas e minerais, as frutas, ajudam a diminuir a gordura na dieta. 
Por serem compostas basicamente de carboidratos, foram colocadas no mesmo pacote que os demais vilões, mas são os carboidratos refinados (artificiais) os responsáveis por tantas pessoas gordas ao redor do mundo. 

Por conta disso, doces, massas, pães, tortas, sorvetes e tudo o mais que for feito com açúcar e farinha de trigo refinada deve ser evitado no cardápio.


As frutas – junto com as verduras – são os alimentos mais nutritivos que o ser humano pode consumir. Bani-las do cardápio não é apenas contraproducente, é um risco à própria saúde.


O açúcar das frutas, diferente dos carboidratos refinados, não gera os picos de insulina que são responsáveis pelo acúmulo de gordura no corpo. Elas podem ser consumidas sem esse peso na consciência, mas, claro como qualquer alimento se comido em exagero também irá engordar.


Bebidas magras e deliciosas


Suco de melancia
É diurético, pouco calórico, muito nutritivo e possui a função de limpar o organismo. Hidratante, essa fruta contém 90% de água.

Suco de abacaxi com hortelã
Contém alto teor de potássio, que combate a retenção de líquidos. Também impede o estoque de gordura e ajuda a desinchar a barriga. Já a hortelã é uma erva calmante, que acaba com a fome causada pela ansiedade.

Shake de mamão
Com essa bebida, você dribla a fome e fica muito bem alimentada. Contém carboidratos, proteína e é rica em fibras. O mamão é  um excelente digestivo.

Iogurte
Esse alimento é nutritivo, funcional e emagrecedor.
Se você quer deixar a dieta mais eficiente, consuma o iogurte natural desnatado, processado sem açúcar ou adoçante.

Mix nutritivo
Numa vasilha, misture 500g de aveia em flocos, 500g de farinha de soja, 200g de cacau em pó, 500g de farinha de arroz, 500g de farinha de milho, 500g de fibra ou de farelo de trigo, 200g de levedo de cerveja, 500g de sementes de linhaça e 2 pacotes de gelatina sem sabor. Coloque a mistura em um pote com tampa e guarde em lugar seco.

Consultoria: Liz Sowek, nutricionista de Ponta Grossa (PR). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores