Translate

20 junho, 2011

Receitas de Férias - Cassoulet Cearense

Ingredientes
1 kg de feijão branco
400g de toucinho defumado
800g de lingüiça portuguesa
600g de lingüiça calabresa
500g de paio
3 cebolas grandes picadas
8 dentes grandes de alho amassados
15 ml de azeite
3 pitadas de pimenta do reino
6 folhas grandes de louro
1/2 de xícara de chá de coentro picado
Sal a gosto, se necessário
Cebolinha picada em rodelinhas e um ramo de alecrim para decorar o cassoulet na vasilha de servir.

Modo de Fazer
Em um panelão de 28x12cm, acrescente os embutidos fatiados (lingüiças e paio), adicione água até cobri-los em um dedo e ferva por 5 minutos. Escorra dentro de uma panela. RESERVE a água desta fervura.

Lave a panela, ponha o azeite e frite o toucinho, cortado em pedaços médios, em fogo médio até soltar gordura; junte o alho e frite até dourar, adicione os embutidos (lingüiças e paio), frite bem. Retire metade da gordura e descarte-a. Ponha então a cebola e frite até ficar transparente. RESERVE.

Coloque o feijão branco numa panela de pressão grande (de 8-10 litros) com três dedos de água cobrindo-o. Feche a panela e quando começar a chiar, marque 7 minutos.

Ponha o feijão cozido, a pimenta do reino, o louro e o coentro no panelão. Misture delicadamente. Prove o sal e acrescente um pouco da água reservada (da fervura dos embutidos), lembrando-se que ela é bem salgada. Tampe o panelão. À proporção que o caldo do panelão reduzir, acerte o sal pondo mais da água da fervura dos embutidos ou água sem sal, conforme o seu gosto.
Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar até o feijão ficar macio. Coloque numa travessa de feijão, decore e sirva.

Fonte: soreceitassimples

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores